Pages

Mostrar mensagens com a etiqueta Mundo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mundo. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Netsurfers - Geração Intantáneamente Culta

Hoje acordei burra, portanto resolvi escrever sobre "gente" inteligente. Não, não esperem ler sobre Einstein, Da Vinci, muito menos sobre Newton. Vou escrever sobre gente que superou as ciências e a alquimia, entra em qualquer assunto e fala com maestria, que possui instrumentos mais eficazes que varinhas de condão. Não são bruxos, nem génios, tornam-se cultos e informados instantáneamente.
Hoje vou escrever sobre uma geração cheia de "conhecimento", a geração de Netsurfers.

Sem me vangloriar, feliz e ao mesmo tempo infelizmente, faço parte desta geração, a geração que tudo sabe, tudo conhece, porque tudo procura, pesquisa e encontra, enfim, tudo Googla.
Não somos uma geração apaixonada por leitura, portanto dispensamos mestres mudos, tudo sabemos porque temos sempre a mão instrumentos que nos tornam cultos imediatamente (Refiro-me à Netbooks, Laptops, Handsets, Tablets, etc*), quando ligados a Internet, claro.

Graças a ferramentas como o Google, Wikipédia, Yahoo!Search e outros sites de pesquisa, temos conhecimento sobre muita coisa (excepto os casos em que sabemos muito à proposito de algo por uma semana, devido a horas de pesquisa intensa, e passado um mês não nos lembramos mais da conversa).

Nós os Netsurfers, apesar de sabermos quase tudo, não somos necessáriamente geeks, somos uma geração sociável - conhecemos e fazemos parte de várias redes sociais. Somos uma geração interactiva - temos webcam e compramos online. Somos uma geração com cultura - fazemos downloads, temos Youtube, Metacafe e tal. Somos uma geração poliglota - temos dicionários eficazes. Sabemos quem são os d'hoje e quem foram os d'ontem - dispensamos a História e a Antropologia. Conhecemos todos os lugares e sabemos lá chegar - temos Google Maps e todas as direcções.

Dizem-nos sem essência**? Mas quem precisa de essência quando se tem tecnologia?!
Com todo o prazer, apresentamo-nos, não somos seres cybernéticos, somos gente, somos os Netsurfers.  


(*) P'ra quem ainda não tinha percebido, felizmente o DESliguei!!! também é p'rós lerdos!!
(**) L, um recadinho do DESliguei!!! com carinho.

//Vão me desculpar, mas hoje estou mesmo desligada, perdi-me a meio do percurso, a ideia era criticar, acho eu!!// :\

T!ka

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ela... A Vida!!



A Vida acontece num pingo, numa sílaba
Numa conversa desesperada
Do múrmurio à explosão maldita
Acontece num impulso, ao respirar
Numa gargalhada, num acordar

Acontece de mil maneiras
Na forma do dia, na hora da forma
Com e sem brincadeiras

A Vida acontece num grito sofrido
No aperto sentido, no choro profundo
Num coro, num mundo

Esta, a Vida...
Que acontece, que vive, vivida

A Vida, a Vida
A mesma contada e cantada
Na estrofe da letra, partida e repartida
Por Mim, por Vós, direi - por Nós

A Vida, que acontece hoje
Num tempo atroz
Aconteceu ontem, e quem sabe depois...
Bonita, com Vida
Mentida, seguida, sofrida

Acontece num sorriso
Num olhar, no despertar d'outra Vida
Da nascença feliz a infância falída
Num livro, num tilintar...
No balançar do barco levado neste mar... a Vida!


//Daqui a dias ainda penso que posso escrever uma Bossa// :\

T!ka

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Música Auto-Destrutiva

Nos meus desvaneios, ouvindo uma musiquita no embalo - sim, porque no Raio Que O Parta também há rádios, ora pois!, - Pois, voltando a minha conversa (Oh T!ka isto aqui é oquê? Uma crónica? Um texto? Posso chamar de conversa, apesar de unilateral???), ouvindo o som e tal, lembro-me de ter lido um artigo sobre crítica músical, que falava sobre músicas que eram descritas como obscuras, com contéudo destrutrivo que transmitem desgaste emocional, comportamentos auto-destrutivos e depressão doentia. De entre as músicas citadas estava a que eu ouvia no momento, o "Grenade" daquele rapaz, o Mars (Que por acaso me faz lembrar um grande amigo meu também muito mítico, o Jalampo, não fossem os olhinhos pouco esbugalhados do Mars), e achei a crítica de demasiado mau gosto, pouco justa e mal atribuida, já que ouvindo esta música em particular, nota-se logo que se trata de um atrasado mental que achou possível ter todo amor de uma mulher, coisa que só sendo mesmo muito maluco para pensar em querer. Ou seja, é só mais uma música inofensiva, que não faz sentido nenhum tal como o "Atirei O Pau Ao Gato" - onde é que já se viu, chamar a policia por causa d'um gato?!. Mas se for p'ra falar de músicas que transmitem ou promovem esta lenga-lenga toda, posso citar uma que não consigo parar d'ouvir (Porque repetem sempre na rádio),- e cada vez que a ouço penso em cortar os pulsos... mas lembro-me a tempo de que não os tenho!- é a "Fenix" do Jorge Vercillo, com um refrão que assim diz:

Quando o FRIO vem nos AQUECER o coração/
Quando a NOITE faz nascer a LUZ na escuridão/
E a DOR revela a mais esplêndida EMOÇÃO...

... E é que nem um ser tão mítico como eu, consegue decifrar o raio da intensão da letra, senão levar um pobre ser a loucura na tentativa de o fazer. E só cito esta, para não dar em doido de vez, porque podia também falar nas letras da Gaga e das outras...


Deste "Coiso" que nunca tem nada a dizer,

O Pomco-Porbo

sábado, 2 de julho de 2011

Calão ou Invensão (A Maior de Facto!)

Durante muitos anos temos lidado com invenções  e descobertas estrangeiras com grande marco na história, fazendo de seus inventores célebres personagens, tornando-os reconhecidos a nível mundial e secular...

Nomes como Santos Dumont, Philo Farnworth e Thomas Edison,  são conhecidos pelas invensões do avião, da televisão e do fonográfo respectivamente... Mas será que só gente do Ocidente e Américas, e dos séculos passados merece ser reconhecida? Pois, caso não se saíba em Angola também há grandes inventores, não reconhecidos claro. Estes grandes inventores, não inventam electrodomesticos nem nada muito fisico, inventam a Língua ou melhor melhoram-na. 

Eu não sei quem lhe atribuiu o nome de calão, mas este provavelmente foi descoberto por um angolano, até agora na Língua Portuguesa, não conheço outro invetor de calão melhor que o angolano.  Acho até que talvez esta seja uma das melhores invensões de todos os tempos! Porquê? Ora vamos ver, já alguém imaginou dar aquele ênfase e tal à conversa sem usar uma palavra bem recheada?! Pois é. E melhor, o calão é alterado, revisto e melhorado de ano à ano, está cada vez melhor.

Um dia se calhar, haverá o reconhecimento merecido e nomes como Nagrelha e outros serão reconhecidos, e palavras como Mamadi (para quem não sabe, segundo o inventor significa "Dear mama") e Mamoite/Papoite (Inventor desconhecido, palavra muitas vezes proferida em vários Kuduros, nomeadamente no "Minguito" e tantos outros) serão conhecidas mundialmente. 

Mas antes disso, sendo o inventor um produtor, e como todo produtor, nós devemos expotar nosso produto, sendo que todos os anos são produzidos calões em alto escalão, e visto que já é uma das cenas mais exportadas, é um caso particular no qual o reconhecimento do autor vem mais tarde depois do uso e reuso (sim, nós também reusamos calões, as palavras vão voltando a moda e tal, como é o caso de Fatela e Magala, por exemplo). 

Não sei como findar este post, portanto digo simplesmente que o calão é das a maior invensão do Bandolano.


//Vou ser sincera, era p'rá ter escrito mais e em condições, mas perdi o fio da meada, misturei as ideias e fiz esta lenga-lenga//:\

T!ka

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chupar, Lamber... Tomar, Comer

Para os caçadores de sinónimos, biologos, médicos e o resto sei que sentiram no título a falta do morder, sorrir, falar, trincar e as restantes funções da boca e seus componentes... mas o texto não é sobre isso.
Para as mentes poluídas, façam o favor de devolver estes olhos às respectivas órbitas porque isso até me deixa constragida, é óbvio que também não tem nada haver com "isso".

Há anos que as pessoas se têm complicado com a dúvida: "Come-se ou Chupa-se o gelado?"
Segundo a minha experiência como degustadora do doce em questão e no meu humilde conhecimento da Língua Portuguesa, eu diria que "Lambe-se o gelado!" (o que pode ser só o meu caso, claro) e/ou até "Trinca-se o gelado". Aos apologistas de que o certo é chupar o gelado, peço atenção, favor reavaliarem o conceito do verbo Chupar, já que este é também aplicado à pallhinhas, ranho, etc. e talvez não se aplique no caso do gelado. Quanto à comer, é possivel que alguns o façam, mas por serem uma minoria, acho melhor descartar log está opção.

Outra grande dúvida, gira em torno da sopa, do leite e do chá. O que é que se come, bebe ou toma? 
Eu sinceramente tanto tomo como como a sopa. Tanto tomo como bebo chá e/ou leite (mas como já disse acima, pode ser que seja só o meu caso), portanto não tenho achado o problema com o uso de ambos os termos, já que bem ou mal, estamos mesmo a practicar a acção.

Verdade é que é só perca de tempo andarmos p'ra aí a atentar p'ra isso, quando a boca que é a real participante da acção nunca se pronunciou a discutir a sua real actividade.

E digo mais, se um cidadão de expressão inglesa vier me dizer que os morangos chupam-se, eu vou automaticamente aceitar, porque pode ser que enquanto nós comemos morangos eles podem perfeitamente Suck (on a) straw|berry.




//Se era p'ra dar nisso, mais valia não ter escrito nada// :\

T!ka

terça-feira, 24 de maio de 2011

Efeitos de 2011, 21º Dia de Maio

 "                                                                            Aos 20 de Maio de 2011, 22h14


  Á quem encontrar (se estiver vivo)


Escrevo esta carta num momento de muita ânsia, já que o mundo termina amanhã.
Isto é mais como um testamento, mas temo não ter a quem deixar os meus bens, já que a maioria vai subir comigo amanhã, mas mesmo assim não custa nada tentar.


Só me ocorre mesmo agora que os bens num testamento são direccionados à pessoas especificas, mas como já disse, se a maioria vai subir comigo, volto então a estaca 0, portanto acho que endereçar os ditos bens ao "ti", assim ao encontrar esta carta, a pessoa saberá que se refere a ela, ou melhor, assim quando encontrares esta carta saberás que é p'ra ti.

 O Tal do Testamento da T!ka

A ti, meu(a) querido(a), deixo o cartão do Banco, que talvez a dada altura já  não sirva p'ra nada, por isso nem me preocupo em ceder o código PIN.
A ti, sim a ti, deixo o resto do meu guarda roupa que não vou levar comigo, se algo servir é teu, faz bom proveito.
A ti, ia deixar-te o carro e mais umas cenas, mas acabei de me lembrar que são na verdade bens do meu pai, já que foi ele que pagou por eles, então desculpa lá o mal jeito.
A ti, meu(a) estimado(a), ia deixar-te a joalhada toda, que até valia qualquer coisa, mas como o mundo acaba amanhã, decidi armar-me em Teresa de Calcutá hoje, e andei por aí a distribuir tudo.
A ti, queria deixar a cena mais valiosa que tenho, mas adivinha lá, esta cena é a vida, da qual provalvemente perderei a posse amanhã.

Termino aqui, espero que, ainda que pouco, faças proveito de tudo quanto te tenho dado, não me despeço até um dia, porque quando estiveres a ler isso, o mundo provavelmente já terá acabado, e eu já fui e tu ficaste ('Uó, ná na ná na na, eu fui, tu ficaste, uó!!).

Com todo o apreço,

T!ka  "


E depois de carta pronta, o mundo não acaba, pacientemente espero até as 00h de sábado, 21, e lá estou eu preocupada, a tentar recuperar o porta-jóias porque a previsão foi mal calculada.
Mas quem disse que a matemática foi feita p'ra brincar?!, uma conta má feita, e está a vida de um pobre ser humano virada de patas p'ró ar.     

No entanto vou guardar a carta p'ra próxima vez, assim fica já pronta só terei de alterar a data e uns poucos pontos.


//A piada do ano foi só entrar p'ra este blog, que perdeu logo a graça// :\

T!ka

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Tristeza De Camões

Primeiramente, antes de mais nada, queria me desculpar e dizer que, apesar de continuar a concordar com o que escrevi em Nós É "Curto" E Nós Fala Bom "Pretoguês", tenho que reconhecer que afinal não estamos assim tão mal da Língua. Pelo menos ainda tem servido p'ra comunicar... E feliz ou infelizmente não somos os únicos com dificulades a desdobrar o tal do Português...

Parece que até os donos da Língua têm concordado connosco quanto a dificuldade da mesma, já que passeando pelo Google, podem-se encontrar imagens  como estas:


(Isto provavelmente é petisco para acompanhar  com serveija,)
(It's all about business!!)
(Por 5 Euros, até nem sai caro...)

Mas como já disse acima, ainda assim não somos os únicos, já que os nossos companheiros de Língua, Sul Americanos, também têm dado o seu contributo, e provas disso são muito mais frequentes no Google que dos anteriores:

(Eu é que não comia nem bebia isso, nem que me obrigassem!!)

(Lá isso é verdade!!)
(Põe Felisidade nisso!!!)
(...)
Acredito que Pedro Álvares Cabral, não fazia idéia no que se transformaria a sua Língua quando desembarcou naquela costa, mas pelo menos ainda há perdão, criolo é permitido à quem adquire Língua estrangeira... Quanto ao nossos queridos Lusitanos, que decepção têm causado ao pobre Luís, que das tantas letras que estudou, com maestria escreveu Os Lusíadas, tanto fez pela Língua, hoje deve estar numa tristeza só, a ver no que esta se transformou... Pobre Camões!!!


//Toda gente sabe que tenho falta do que fazer, então não há espanto...?!!// :\

T!ka

||INICIANDO AGORA A SÉRIE "CRIOLO LUSO"||

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cão Pequeno = Caniche

Não sei se o título deste post transmitiu o efeito desejado, mas a ideia basicamente é  mesmo denegrir e apontar vivamente a nossa ignorância.

Não é obrigatório que conheçamos todas as raças de cães, mas já que gostamos de adopta-los, não custa nada nos informamos mais sobre o que temos em casa.

Um dos nossos erros mais comuns é achar que qualquer cão pequeno e peludo é caniche, em outras palavras, em Angola um Spaniel japonês, um Yorkshire Terrier, um Puli ou um Spitz são exactamente a mesma coisa. Pouco nos informamos sobre as raças e o tipo de vida à que se adaptam  e depois queremos questionar e especular sobre a duração dos pobres animais.

Outra coisa que fazemos bem, é inventar nomes p'rá raças já existentes, como é o caso de "Bull Bulli" que é na verdade Bull Mastiff. Mas quem há de se importar?!

Mas isso ainda não é tudo, a parte engraçada  é quando nos perguntam a raça do cão, e nós com todo o orgulho do mundo respondemos "É cruzamento de X com Y", sem saber que o dito cruzamento de X com Y, faz da cria um... - quem arrisca?- Rafeiro. Pois é, o cruzamento de duas raças diferentes origina Rafeiros, que ao contrário do que se pensa não tem nada haver com a aparência do cão e sim com a perda do pedigree. E já caindo na vertente da aparência, é seguindo esta leva que chamamos muitas das vezes de rafeiro à um Braco também chamado Perdigueiro (pode ser Português, Francês, Alemão ou Inglês), conhecidos por serem cães de caça.

Não que este post vá mudar a vida d'alguém, só queria salientar que até os animais nós estamos a estereotipar!!!  


//Não me resta muito, "só queria salientar" que a bosta piorou// :\

T!ka

Diary Of A Wimpy Kid (Recomendando)

//Atenção, este post poderá ser massudo, pule p'ró próximo!!//

Vou começar o ano com algo fora do comum neste blog (mas também quem disse que este será um ano comum?!), e isto é nada mais nada menos do que a prescrição - sim, prescrição como a do médico - de um livro, ou melhor, um conjunto deles, que me fizeram começar o ano às gargalhadas. Trata-se do Diary Of A Wimpy Kid (Diário de um Banana), e pode ser perfeitamente recomendado aos "livrofóbicos" ou simplesmente "não amantes da leitura" já que estes contêm cartoons/ desenhos/ bonecos (Sem ofenças!!).

Uma das muitas razões porque recomendo estes livros é porque tratam-se de diários de um rapaz chamado Greg Heffley, estudante da secundária, com explicações muito engraçadas da percepção que ele tem do mundo a sua volta (vou tentar mostrar um enxerto de cada livro), e a primeira surge logo no primeiro livro onde ele diz assim:

"Vamos pôr as coisas desta maneira: Isto é um journal (caderno de notas), não um diário. Eu sei o que diz na capa, mas quando a mamã saio para comprar esta coisa eu especificamente disse-lhe que comprasse um que não dissesse Diário na capa."


"Outra coisa que quero esclarecer, é que isto foi ideia da mamã, e não minha. Por isso, se ela pensa que vou escrever aqui os meus sentimentos e o resto, ela é louca. Então não esperem que isso seja um Querido diário isso Querido diário aquilo"


"A única razão pela qual concordei em fazer isso foi porque pensei que mais tarde quando eu for rico e famoso, vou ter coisas melhores p'ra fazer do que responder perguntas estupidas." (Referindo-se aos jornalistas, precisará apenas de lhes entregar o diário) In Diary OF a Wimpy Kid

Outro highlight das percepções dele, recai no facto dele achar que a primeira letra do nome, neste caso sobrenome da pessoa influencia na capacidade intelectual, como ele diz :

"Miúdos cujos ultimos nomes começam com as primeiras letras do alfabeto, são chamados mais vezes pelos professores, e é por isso que eles acabam sendo os mais espertos"


"Algumas pessoas pensam que não é verdade, mas se vierem a minha escola eu posso provar"

(O mais inteligente é Alex ARRUDA e o mais estúpido é Chistopher ZIEGEL).
In DOAWP Rodrick Rules


Em cada livro ele descreve um semestre e em parte as férias de verão, mas a graça está em como esta descrição é feita, já que este banana não se fica por aí:

"Ontem eu tive um 0 no questionário de Geografia. Mas, em minha defesa é muito difícil estudar para o questionário e assistir futebol ao mesmo tempo"


"Para ser honesto, eu não acho que os professores deveriam nos fazer memorizar todas estas coisas para começar, porque no futuro todos vão ter um robô pessoal que nos dirá tudo que precisarmos"

In DOAWK The Last Straw

E sendo Greg quase um pré adolescente, começa a sentir a necessidade de ter/ver as mudanças causadas pela puberdade, depois de seu melhor amigo Rowley Jefferson lhe ter mostrado sua primeira espinha:

"Depois do jantar eu perguntei a mamã e ao papá quando eu poderia esperar que estas coisas começassem a acontecer. Mas eles disseram-me que quando tinham a minha idade eles estavam muito atrás dos seus colegas quanto a este assunto."


"Então o papá disse-me que não esperasse ter muito pêlo facial mesmo quando fosse adulto, porque ele é um homem crescido e só precisa de fazer a barba uma ou duas vezes por semana."


"Bem, isto foi realmente uma má noticia. Neste país eles estão sempre a dizer que você pode crescer e ser tudo o que você quiser, mas agora eu sei que não é verdade. Eu consigo numerar pelo menos meia dúzia de empregos que nunca poderei ter se eu não tiver uma barba ou um bigode ou pelo menos um restolho decente: Mágico, Pirata; Lenhador; Artista; Policia; Criminoso."
In DOAWK The Ugly Truth

Esta série de livros, tem até agora lançados 6, e acho que valem super a pena, mas a verdadeira razão que me levou a publicar no inicio do ano foi essa:

"Sabem como é suposto aparecer com uma lista de 'resoluções' no inicio do ano para tentar fazer de nós pessoas melhores?"


"Bem, o problema é que não é fácil p'rá mim pensar em formas de me melhorar, porque eu já sou a melhor pessoa que conheço.
Então, este ano a minha resolução é tentar ajudar os OUTROS a melhorarem..."
In DOAWK The Last Straw

E também como citei acima, porque estes livros arrancaram-me grandes gargalhadas, talvez só quisesse partilhar isso...

//Felizmente recomendar livros não será hábito// :\

T!ka

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Revolução Do Revolucionado


Sem meios nem rodeios para uma introdução, vou directo ao assunto deste post, que é nada mais nada menos do que a moda, uma vez revolucionada, e que agora novamente a entrar numa, vou chamar, re-re-revolução, ou pelo menos assim se pensa!!

É bem sabido que a moda é rotativa, e que o que se usa hoje já foi moda antes, então que espanto é esse com essa excentricidade que é a moda hoje?! Não, não se trata de nenhuma revolução da moda, pois isso já aconteceu na década de 60, essa tal rebeldia expressada e transparecida nos penteados e roupas actuais, já foi sentida antes e teve lugar nos finais dos anos 50, inicio de 60, e esta excentricidade psicodélica das mil cores foi a cara da década de 70. Ninguém está a revolucionar nada com novas tendências. E quanto ao facto de cada um querer parecer o mais “diferente”, “excentrico”, “notado” possivel, só torna todos mais parecidos, aliás, essa parece ser a ideia que se tem da moda, e do que é seguir a moda, tornar todos em esteriótipos uns dos outros.

Não me interpretem mal, eu não sou contra a moda. Eu também acho piada a essa rotação que é a moda, é bonito ver a classe dos cortes (refiro-me a roupa) dos anos 20 e 50. Eu também sou apologista de que cada um se veste como melhor se sente – apesar de já haver quem se vista com o que não se sente à vontade, só pela satisfação de estar na moda - ... Eu também aprecio a moda.

Chegando ao fundo da questão, o que quero dizer é que, o importante mesmo é saber definir o que a moda é, e perceber que somos nós que a fazemos, reconhecer que o termo certo não é “seguir a moda” e sim “seguir as tendências da moda”, porque é assim que se define tudo o que é novo na moda, como tendência – aceitar que nem toda tendência da moda é p’ra todos -, e acima de tudo, saber que nenhuma dessas tendências são inovações, porque ainda que varie numa coisa ou n’outra, a essência é a mesma e já existiam há muito, portanto aceitar que já tudo foi inventado, e sem revolução alguma, as “novas” tendências são mais velhas do que se pensa!


//Com cada palhaçada que se escreve aqui... Até parece conversa de “Atelier Bibástico”!!// :\

T!ka

sábado, 16 de outubro de 2010

O Amor



O amor é uma energia abstracta, que não tem rosto, muito menos matéria.
o Amor existe no seu estado puro de forma incondicional.
o aMor puro existe para partilhar e não para dar ou esperar receber.
o amOr não é sentimento de posse, nem controlo.
o amoR é liberdade para que possa haver partilha.


Desta energia abstracta se proporciona felicidade sem conta nem medida. Na sua forma mais pura se manifesta pela GRATIDÃO, ACEITAÇÃO e pela manifestação mesma energia.

Ao contrário do que é impingido pela sociedade, a forma de amar e relacionar com este sentimento, este sentimento NÃO É UMA PRISÃO, DEPENDÊNCIA e muito menos EXTERNO . O Amor é uma energia que pertence a cada um e não se dá, partilha-se. Existe muito o conceito de que amar é preciso sentir falta ou depender de. Para amar realmente não pode estar dependente de alguma forma do que for e de quem for. É necessário primeiro descobrir o AMOR PRÓPRIO antes de poder partilhar amor, porque senão não amará mas sim irá confundir a dependência com amor.

O amor é uma energia interna, abstracta, porque não tem forma, feitio, nem matéria, o amor simplesmente É. Tal como ela é, nos relacionamentos, quando se ama alguém, partilha-se esta energia com a pessoa amada, NÃO SE DÁ esta energia, PARTILHA-SE. Assim, se o relacionamento terminar, é esta partilha que termina, mas o amor está sempre com cada UM.

A forma contraída e possessiva que actualmente a sociedade implanta o amor, é muito baseada no MEDO, o que torna a relação insegura. Esta insegurança também está muito relacionada com a auto-estima, porque muitas delas não se acham o suficiente para o que for. Frequentemente neste tipo de relacionamento existe sempre um parceiro que anda atrás do outro, o amor não é assim, no amor ninguém precisa andar atrás, e por existir partilha, o individual não deixa de existir, mas existe uma trilha que é comum e partilhada, essa trilha é o AMOR INCONDICIONAL.

Muita gente procura a ALMA GÉMEA, e muitas vezes o relacionamento com sua alma gémea não é FÁCIL. O que muitos não sabem é que o encontrar alma gémea não significa que tenha que ficar com esta pessoa, mas muitas vezes estas aparecem simplesmente para aprenderemos algo relacionado sobre si mesmo. Muitas vezes a relação com alma gémeas é tão atribulada, que, ao INVÉS de AMOR e HARMONIA, se vive em constante SOBRESSALTO. Ora como a pessoa acredita que é sua alma gémea, não larga o pote.

Todo aquele que sente necessidade de dominar o seu parceiro, é inseguro não só sobre o outro mas também sobre si mesmo.

O amor no relacionamento não é tomada de posse, muitos são aqueles que assim o consideram. Também existem aqueles que tentam isolar o parceiro do mundo, amigos, família, tudo isso são formas de CONTROLO e de PODER, e não é AMOR. Normalmente quem vive essa situação vive porque tem MEDO da mudança, ou acredita que não encontrará MELHOR ou mesmo tem pouco AMOR PRÓPRIO para sentir que merece ser BEM TRATADO e que o está a viver NÃO É AMOR. É estratégia de muitos homens por exemplo tentar prender usando meios financeiros e daí convence a mulher que não deve trabalhar, ou a faz sempre acreditar que não consegue fazer NADA e NÃO SERVE PARA NADA.

A FALTA de amor na nossa sociedade é tão grande que quando se fala em LIBERDADE a primeira coisa que vem à cabeça é ASSASSINATO. Praticamente ninguém na sociedade actual quando se refere a LIBERDADE pensa em AMOR.

A TV alimenta a noção de que AMOR é a relação entre duas pessoas, o romance, as mágoas e sofrimento, mas o AMOR é muito mais do que isso, nem mesmo as religiões pregam o AMOR, a maioria imputa o MEDO, CULPA para manter fieis sob seu controlo. Actualmente muitos padres têm mudado a sua abordagem em relação a mensagem que querem passar para os fieis e isso tem gerado controvérsia no seio dos mais altos cargos religioso, isso é o DESPERTAR.

AMAR a si próprio é dos primeiros passos que se pode dar, ninguém pode AMAR DEUS (o que for que acredite) se não AMA SUA CRIAÇÃO.

Erradamente é nos ensinado que não devemos AMAR A NÓS MESMOS, e nos é incutido um sentido de culpa em relação a isso, nos obrigado a nos sentir sempre inferior. Ao contrário do que se diz aquele que se AMA realmente não se sente superior ou inferior, mas tem maior capacidade de PARTILHAR esta energia.

AMOR É INCONDICIONAL

terça-feira, 5 de outubro de 2010

"A Wedding Is Not Marriage"

É , é, e quem o disse, disse-o muito bem. Já que esta febre de "Festa d'aparências" não faz parte só da realidade da Banda, mas do resto do mundo. Não sei se o problema está na festa de casamento, mas parece que tem durado mais a vivência conjugal sem cerimónias - e põe cerimónias nisso - do que o casamento propriamento dito,  o tal que vem depois daquela festa espectacular e abastada que tem direito a dia seguinte e tudo...

Mais uma vez concordando que o que faz um casamento não é a festa (traducção alternativa para o título deste post), devo dizer que gostaria muito de perceber o que é que se está a passar com a sociedade actual, pois já me perdi e já não tenho percebido mais nada. Que casamentos são esses, onde se gastam milhões p'rá uma festa, mas que duram apenas 15 quiça 60 dias? Talvez sem eu ter percebido, as coisas  começaram-se a inverter e, ao que parece o conceito mudou, talvez nos dias de hoje, o que faz o casamento é exactamente a festa, o resto é extra, se durar, que bom, ainda bem que assim é, se não durar, não é nada de anormal, já era de se esperar!!!

O que é que se passa com a instituição do casamento na sociedade actual? Será que hoje entrar p'rá uma Igreja ou p'rá um Cartório e consumar uma união conjugal, enlace matrimónial ou qualquer outro nome bonito que isso costumava ter, é uma espécie de prova de resistência? Ou talvez uma fase de esperimentação do tipo "Casamo-nos e vamos ver no que isso vai dar"? Sinceramente não dá p'rá perceber... Se é falta de preparação p'rá quê se precipitar?! E nem adianta virem com desculpas e dizerem que não sabiam que seria assim, porque não é em 15 dias de convivência que se conhece uma pessoa. E se a desculpa é dizer que pensou que seria diferente, porque pensou que o(a) parceiro(a) fosse mudar, isso é e não passa mesmo de uma desculpa, porque se o vaso não foi moldado antes, não será depois do casamento que se vai endireitar. Talvez estejamos perante uma epidemia, a "Febre das festas de casamento", esta febre que tem atingido tanta gente, cujos síntomas são o dispêndio desnecessário de um balúrdio de dinheiro e a satisfacção de ver os outros comentarem o quão grandiosa e bonita foi a festa de casamento, que superou a do fulano,  e cujas consequências são uma separação logo a seguir a dita festa e uma sociedade totalmente desiquilibrada e sem futuros alicerces.

Sinceramente, nem sei como concluir este post, já que acabei de me lembrar que, da mesma forma que tem acontecido com os "recentes" casamentos por aparência, os divorcios também estão super na moda, e como disse Stromae em Alors On Danse,  Qui dit Amour dit les gosses, Dit toujours et dit divorce... Mas isso também já é outro assunto!


//Também não é nada díficil de perceber, tanto caso p'rá nada, simplesmente, aproveitando que e vida é curta, temos que viver rápido, p'rá dar tempo de viver tudo, eheheh// :\

T!ka

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Do Conservantismo Ao Machismo

Em varias discussões nas quais determinei minha posição em relação a certos assuntos, fui, por íncrivel que pareça, chamada de machista, e isto soou mesmo estranho, porque sempre defendi minha posição como conservadora, de certa forma, não percebi o que uma coisa tinha haver com outra, mas deu p'rá notar que havia uma dificuldade em destingui-los.
Não sei porquê, mas tenho me deparado muito com o facto de haver uma certa confusão entre o que é conservantismo/conservadorismo e o que é machismo. Uma boa parte das pessoas ainda tem dificuldade em distiguir um do outro, chegando mesmo a aceitar que talvez sejam a mesma coisa. Mas não são. Machismo e conservantismo são coisas totalmente distintas.


A maior confusão entre estes dois surge, por exemplo, quando se fala do facto de não parecer bem que uma mulher traia o seu marido, mas que no caso de um homem trair a sua mulher é bem mais aceitável. Ambos, machismo e conservantismo concordam com isso, e é nesta concordância que se confunde um e outro, porque apesar da concordância estes têm razões diferentes. O conservantismo pode não aceitar o facto de uma mulher trair o marido, por exemplo, porque é baseado no tradicionalismo e valores sociais, em outras palavras, o conservantismo não vai de acordo a mudanças feitas numa sociedade, em seus hábitos, valores, crenças, tradições, usos e costumes. Ao passo que o machismo não o aceita - usando o mesmo exemplo-,não porque não vai de acordo aos valores da sociedade, mas por mero ego masculino, por achar que o homem está acima da mulher, já que se trata de um pressuposto de uma masculinidade excessiva, que se põe acima da feminidade, e pode aceitavelmente ser comparado à sexismo e chauvisnismo masculino, e muitas das vezes, ser associado a homofobia também.
Agora depois de uma muito breve explicação de ambos, já dá p'rá aceitar melhor que do conservantismo ao machismo ainda se andam boas milhas.
 
 
//Podia ter sido um bom tema p'rá argumentar sobre, se eu não tivesse pensado em edita-lo e deixado que se transforma-se neste lixo// :\
 
T!ka

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma Conversa Idiota, No Século Passado...

Ancião1: Nós ainda somos uma sociedade conservadora, não podemos dizer o mesmo do resto do mundo.
Acho que muito liberalismo promove coisas graves.

A2: O mundo está liberal demais e a consequência será a destruição da condição humana.
Destruição dos bons valores, destruição da distinção entre certo e errado.

A3: Pois é, vão se perdendo valores e toda gente acha normal.
A2: Já não há pudores, e tudo quanto era considerado Tabu hoje é muito normal

A1: Nem todos os Tabus são bons, mas também servem pra prevenir algumas faltas de respeito e atrevimentos, hoje as crianças estão mais assanhadas por ser tudo muito globalizado.
Eu sempre obedeci as regras dos meus pais, e acho justo. Existe certo e errado. Ou fazemos um, ou outro.

A3: Realmente, não há equilibrio entre os dois...

A2: Hoje a educação também é muito diferente
Hoje as crianças não precisam de se portar devidamente para ganhar um incentivo
Toda gente quer mostrar que o filho tem e pode, por isso temos uma geração de gente materialista a formar
-se.
Que desaprenderam a distinguir o bem do mal
Pois ganham tanto por fazerem um como por fazerem outro

A1: O Liberalismo tira força à muitas coisas boas, saúde, religião, valores... N coisas.

A3: Eis a dita nova geração globalizada, sem tabus nem educação

A1: Não estou a gostar disso, ainda bem que não vou viver pra sempre, com essas banalizações e tudo o resto.
O mundo está uma algazarra.

A3: Mas é isso mesmo, cada um faz o lixo que quer, como e quando bem entende.
O próprio homem é que se está a destruir.

A2: Isso já se tem visto há muito...
Que eu me lembre, os meus pais davam-me ordens, mandavam literalmente em mim, e eu os obedecia
Não era feito com base em acordos, de que "se fizeres o que te peço, dar-te-ei isso"
Ultimamente funciona assim: Se te portares bem... vais ter uma prenda assim. Isso é dar opção...

A3: Quando eu cresci não tive esta opção, era ou te portas bem, ou te portas bem

A2: Porque agora têm a opção de se comportarem bem até ganharem o brinquedo e depois podem se comportar mal a vontade...

(...)


// Que idade tem esse pessoal?! Que gente antiquada pá!!// :\

Lots o' ppl + T!ka

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HOMOSEXUALISMO - Doença, Moda ou Opção Sexual?

Pois é, finalmente um tema sobre o qual já queria ter escrito há muito. Apesar de muito polêmico - isso pouco importa já que sou desligada mesmo - e de certa forma evitado muitas das vezes, pois falar sobre homosexualismo (em jeito de desaprovação) pode ser considerado preconceito ou homofobia, é algo que precisa ser julgado oops avaliado, já que ainda não se decidiu o que o homosexualismo é na realidade.

Segundo o que se tem dito, o homosexualismo é uma opção sexual, desfazendo em miúdos, é um homem querer ser mulher e vice-versa, transformando essa dita "opção sexual" no 3º sexo. Isso é algo com que não concordo, visto que conheço e sempre conheci e considerei apenas dois géneros: Masculino e Feminino. Longe de mim querer igualar o conteúdo deste post ao do site godhatesfags.com (Deus odeia paneleiros.com) da Igreja Baptista de Westboro (Westboro Baptist Church), descrito pelos críticos como sendo um site bizarro e perconceituoso, porque cita versiculos Bíblicos e alguns aspectos na Bíblia que condenam o homosexualismo, mas tal como eles não aprovo o homosexualismo (Okay, chamem-me homofoba!!!), acredito que gay não é género - ou se é homem ou se é mulher, não existe meio termo - e não há nada que me faça crer que um ser humano possa nascer com essa dita "opção sexual", isto é, a meu ver o homosexualismo é algo adquirido, ninguém nasce gay. E é nesta vertente que me pergunto se homosexualismo não será também moda, tendo em conta que a moda é rotativa, e este (homosexualismo) existe desde os tempos mais remotos. Digo moda, porque - referindo-me agora ao lesbianismo - tenho a sensação que este nos últimos tempos tem se múltiplicado e tornou-se agora numa grande febre, já que toda gente decidiu agora assim do nada "sair do ármario" e seguir a moda.

Com essa mente confusa, já o descrevi como sendo uma opção sexual ou moda, porque o chamaria então de doença? Doença sim, em parte porque o prefixo ISMO está associado a doença, porque era isso que o homosexualismo era considerado antigamente, e associado a uma doença psicótica, por isso alteraram esse prefixo para DADE (Homosexulidade agora, associado à opção sexual), termo que clamam ser mais correcto e menos preconceituoso; E em parte porque talvez posso ter a ideia de que este seja a doença do mundo globalizado, das mentes abertas, da aceitação, do mundo que procura por novas experiências, do mundo "Arco-Íris". Um mundo onde se deve aceitar as diferenças (isso é cliché!!) e encarar as coisas anormais como sendo normais, caso contrário, somos vistos como preconceituosos e homofobos...

... (Continua)


//... Eish, mundo colorido, mundinho Arco-íris// :\

T!ka

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

E Segue-se Uma Triste Geração...


Estive a pensar recentemente sobre a nossa geração, a geração globalizada, dos filhos do materialismo, do consumismo, da educação perdida, a geração das aparências, e me passou a pergunta sobre a qual nem espero resposta, e a pergunta é, se dizem que a nossa geração está perdida, que será da próxima?

Acho que não se precisa fazer muito esforço, nem ser-se vidente, p'ra prever o que vem aí, já que o focos já se tem mostrado. E seguindo o descuido do que é a nossa, é triste ver o que será da vindoura, porque não adianta dizer "Com os meus será diferente" ou "Eu lá sei a educação que vou dar aos meus"
se todos seguimos o mesmo sistema. Que sistema? O sistema da globalização e materialismo, o sistema que impede de corrigir e transmitir o que de benéfico recebi um dia, para não parecer careta, ou para poder pertencer a a sociedade. Se ainda não deu para perceber do que falo, falo de falta de conteúdo na educação que se está a passar para essa geração vindoura, essa educação que permite aos filhos gritar com os pais, essa educação regida por bens materiais, já que hoje os putos ganham presentes tanto quando se portam bem como quando se portam mal, pois que se calhar ninguém lhes mostrou a diferença - Falo do caso dos pais que oferecem coisas aos miúdos quando fazem algo bom, e também oferecem para não fazerem algo mau (isso p'ra mim ou é chantagem por parte dos filhos, ou é corrupção por parte dos pais - e um acto de extrema burrice já que depois de ter ganho ele pode fazer mal a mesma!), quando connosco aconteceu que ganhávamos coisas quando fazíamos algo bom, e ganhávamos uns bons estalos se fizéssemos algo mau - Ou seja, a educação onde se ganha tudo, menos educação, e mandam-se as crianças a escola a espera que o professor preencha o que ela não recebeu em casa.

A verdade é que há também a tentativa da abolição da "vara" (falo daquela conversa que se tem ouvido, de que não se deve bater nos filhos), o que na minha opinião só piora a situação, apesar do sistema mostrar que mesmo p'ra quem ainda faz uso dela (bate), depois de a usar, segue-se a palmadinha nas costas e o afagar da cabeça seguido de um presentinho de arrependimento (o jogo, o telemóvel, etc.), e porquê? Que consciência pesada que nada, faz tudo parte de status e aparências, porque o meu filho tem que ter a última versão de uma consola de jogos ou o último modelo d'um telemóvel para poder se enquadrar na sociedade, é o sistema. O tal sistema que citei acima, o tal que não permite que se eduquem as crianças como deve ser, para que possam todos (pais e crianças) fazer parte da sociedade.

//No worries!! Eu também sou de 1900// :\

T!ka

quarta-feira, 9 de junho de 2010

domingo, 23 de maio de 2010

Estar Informado É Coisa De... Motorista De Táxi


De volta depois de certa ausência, trago novas ideias por desligar (Ideias novas, mas nada frescas), e a ideia eleita desta vez é sobre os seres mais informados da sociedade - os Motoristas de Táxi.

Durante uma longa e aprofundada pesquisa (Como se p'ra mim, isso fosse possível!), consegui perceber que nem os órgãos de informação social são tão informados como os motoristas de táxi, apesar destes (os primeiros) contribuírem muito para a grande massa de informação acarretada por estes últimos. Mas como já disse acima, durante esta pesquisa, reparei que um motorista de táxi quando não está a exercer sua função, está n'algum ponto de táxi precisamente a ler o jornal ou a ouvir rádio, informando-se, ou debatendo com seus colegas assuntos da actualidade, numa troca de informação, portanto informando-se.

Mas isso não é tudo, durante o desempenho de sua função, o motorista de táxi, dependendo do tamanho da jornada, obtém muito mais informação do cliente, numa barganha de informação, mostrando ser mais eficiente que uma vizinha fofoqueira do lado e que um barman (sem ofensas, claro!), aconselhando e trocando experiências (geralmente vividas por outro cliente), mostrando seu tamanho grau de conhecimento de causa.

Posso portanto concluir que ser ou estar informado é coisa de motorista de táxi, visto que eles não se limitam a saber apenas sobre as actuais condições climáticas, política, religião, desporto, actualidades e tudo mais a nível mundial, como também sabem sobre a vida de não pouca gente (contada pela própria gente) quiçá mais alguma coisa... Tem dúvida sobre algum assunto? Pergunte a um motorista de táxi e terá sua resposta!!


//Com todo o respeito e admiração que tenho por esta profissão, já que estes sim são LIGADOS!// :\
//A ausência não alterou a bosta que se posta nesse blog, deveu-se apenas a uma actividade extra - é que como estudo de vez em quando, de vez em quando também faço exames...// :\

T!ka

sábado, 1 de maio de 2010

Mal Informada, Mas Feliz!!

Pois é, se não é a natureza a dar o seu showzinho ultimamente, que quando não é tremor de terra aqui é enxurrada ali, são os ataques e guerras ali e acolá, e assim se vão vivendo os dias, que para quem acredita em fim do mundo, tal como eu, são os últimos, ou seja são os sinais do final dos tempos e, para quem não acredita trata-se apenas da revolta da natureza e dos homens, e tal...

E como noticia ruim chega rápido, todo mundo quer andar informado, saber o que é, como e onde aconteceu, preocupado inclusive com estatísticas, e de certa forma na expectativa de ver tais coisas (referindo-me aos desastres naturais) acontecerem no seu meio mais cedo ou mais tarde. 
Eu faço parte daquele pequeno grupo dos des ou mal informados, por opção, que prefere viver no alheio à saber de tudo e mais alguma coisa, e acabar na mesma espera de ver o mal acontecer comigo. Não que seja egoísta, pelo contrário, por amor ao próximo, lamento tudo o que tem acontecido, simplesmente não me interessa saber, que como eu disse acima, para quem acredita em fim do mundo, tais acontecimentos são esperados (estão escritos em Mt 24:5-7), e só servem para alertar sobre os tempos que estamos a viver, por isso ao invés de me informar minuciosamente, preocupo-me é em analisar a minha vida, vivendo cada dia como se fosse o ultimo, já que "Basta a cada dia o seu mal". 

Sou uma mal informada, portanto ignorante em muitos assuntos, mas sou uma ignorante crente e feliz. Crente pela fé em Cristo que me faz crer no impossível e feliz porque vivo. Quero mais é viver, e se morrer amanhã, porque minha casa desabou por um tremor de terra ou por causa de uma enxurrada ou porque fui vitima de algum atentado, acreditando sempre que a mão do Senhor me sustém mas podendo ser aquele meu tempo de expiração, vou morrer literalmente, porque VIVI!!


//... E como todo bom ignorante feliz, não faço ideia do que escrevi!!!// :\

T!ka

terça-feira, 13 de abril de 2010

A Comercialização Da Ecologia

Sei que vai parecer mais uma das minhas ideias nocivas, mas é exactamente o que se está a passar actualmente. Visto que com slogans e todo tipo de chamadas de atenção para alertar, sobre a importância de ter uma mente ecológica, pouco se conseguiu, surgiu então a ideia de mestre de comercializar a Ecologia, aproveitando o consumismo desenfreado de que somos reféns desde a revolução industrial.

Agora já não se precisa alertar sobre a importância da preservação ambiental, agora basta vender/comprar produtos ecologicamente testados e pronto!, está resolvido o problema da dita preservação ecológica. Programas como o cabelo verde, coração verde, greenpaper e todos os outros "Verdes", são a prova disso. Vou pegar, por exemplo, no dito cabelo verde que foi desenvolvido por algumas marcas de cosméticos e produtos de limpeza corporal, entre elas a L'Oreal Professionnel, que criou uma linha de Shampoos, Condicionadores e Máscaras ecologicamente testados, ajudando na preservação da natureza e no peso da consciência (Daqui a dias serão embalados em embalagens de papel/cartão, para melhor provar o compromisso com a ecologia!!! Eheh). Ainda na área de cosmética, há um dos lançamentos de Giselle Bundchen, Sejaa Pure Skincare, com fórmula eco e embalagens totalmente recicláveis, há também o Alma d'flor, e outras tantas marcas, também em outras áreas, para as quais nos viramos na crença que estamos a fazer a nossa parte para com o ambiente.

Isso assim também é, no eco turismo, que até agora não se encontra uma definição exacta, mas que vou descrever como a comercialização (porque turismo é comércio) da ecologia de certa forma, de um modo de difícil explanação, visto que é um ponto que varia de percepção em percepção - cada um tem a sua - apesar de a primeira impressão parecer ser simplesmente encarado como um turismo ecológico, mas que p'rá o explicar teria de fazer uma descrição individual de cada um e depois tentar encaixa-los para obter uma melhor, mas não exacta, explicação. Por isso, não vou aprofundar mais porque levaria dias para o fazer (Tenho consciência do que falo...).

Outros que facturam com a (falta de) ecologia, são as empresas de electricidade, que a cada lâmpada esquecida acesa e a cada tomada não desligada, é mais um tostãozinho adquirido apelando para a consciência ecológica e para as consequência do aquecimento global, mas isso é outro assunto, que talvez um dia volte aqui para "esmiuçar"...

(Esmiuçando tudo isso, o que estou a tentar dizer é que se alguém nos corrigir em algo que tenhamos feito considerado prejudicial ao ambiente, nós podemos contestar e até aí não achar que tenhamos algum compromisso ecológico, mas para comprar a ecologia - algum produto descrito como ecológico - apelamos para para a consciência ecológica e sentimos que cumprimos o nosso dever para com o ambiente.)

A realidade, ao que parece, é que não é fácil criar/assumir uma mente saudavelmente ecológica, mas quando se trata de comprar ecologia, fica bem mais fácil. Assim dá para passar a ideia de que toda gente tem uma consciência ecológica, variando no ponto de vista.


// Eu até já me sinto mais verde, porque o caderno onde faço meus rabiscos é feito de papel reciclado...!// :\

T!ka