Pages

domingo, 14 de novembro de 2010

Banda - Linhas Soltas

Não sei porquê, mas nunca antes se ouviu tanto a palavra "angolanidade" como se ouve hoje... Parece que um sem número de gente despertou e passou a amar mais a sua pátria, aprendeu a valorizar o que é seu, suas gentes, ritmos, hábitos e costumes, sua cultura, e foi preciso conhecer outros horizontes p'ra reconhecer que como o nosso não há igual. 

Isso parece aquela velha dúvida do "Será que a casa do vizinho é melhor que a minha?" em que acabamos por notar que, apesar de tudo, é em nossa casa que queremos estar. 

Quanto mais exploro o mundo cá fora, quanto mais expando meus horizontes, quanto mais vivo, experimento, sinto, mais certa fico do lugar aonde pertenço... Parece que só depois de vivenciar isso, a música de Teta Lando começa a fazer sentido, e sente-se em cada verso, nos quais se pode ouvir "Mas eu sou daquela terra... mesmo em ruínas gosto dela"... 

Pois é... que o diga o estrangeiro que foi p'ra Angola à procura da Banda e não encontrou, porque a Banda é meio que um lugar imaginário, que por mais que se procure, só o Mwangolé sabe onde é, o paraíso (imaginário) que é a Banda, p'ra onde com ânsia espera sempre regressar.

É a banda, é a banda... A Angola do meu coração cantada por Matias, a terra pela qual Paulo Flores e Ricardo Abreu morreriam... Das dicas e mujimbos, da fofoca e dos boatos... Do calão que rompe barreiras e vai além fronteiras... Do povo bem caracteristico, reconhecido seja onde for... Dos ritmos de Semba e Kuduro... Das danças, moves e poses e tal... 
É a banda... A banda que todo o Angolano, ou melhor, "Bandolano" conhece...

E se ser-se da Banda ainda é visto como fardo ou castigo, o bom Bandolano nao troca isso por nada, nem pelo maior dos benefícios...


// ... O título foi explícito, são linhas soltas oh!!// :\

T!ka

2 comentários:

  1. Nossa banda nossa Angola
    so estando longe da nossa terra da nossa poeira para podermos dar o verdadeiro valor k ela tem
    so estanto distante como eu estou para saber k a nossa terra é tudo,,podemos imigrar o tempo k for mais algum dia iremos de voltar a nossa terra k é banda dos mangoles...
    "Matias Damasio cantou bem Angola do meu coraçao"

    Acho k podias dar um título melhor
    mas gostei do que escreveste
    estavas bem inspirada
    Magda.P

    ResponderEliminar
  2. Limpa as lágrimas, vais estragar o teclado!! :p

    Por acaso já a muito que queria postar algo assim...

    Que título sugerias que eu desse?

    ResponderEliminar

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!