Pages

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Entre Faltas E Ausências – A Saudade

Tantas vezes descrita, acredito que talvez seja dos sentimentos mais sentidos. É verdade que é também um sentimento com uma definição bem lusa, porque saudade só existe em Português.


Não que não seja sentida pelo Inglês e o Francês, simplesmente nenhuma outra língua consegue definir tão bem este sentimento, já que entre o “I miss you” e o “Tu me manques”, saudades mesmo só nós (Portuguese Language Speaking People) sabemos dizer, tão simples quanto “Eu sinto/ tenho saudades...”

A Saudade é um sentimento tão abrangente, que sentimos até de épocas não vividas... É estranho, definimos esse tal sentimento como saudade, mas o que é a saudade afinal? Saudade é uma falta (segundo o inglês), uma ausência ... Falta de um alguém, falta de um lugar, falta de um tempo, a ausência de um tudo menos do que se tem presente.

A Saudade é um sentimento controverso, é a vontade de querer estar ali quando estou aqui, é querer estar com aqueles quando estou com esses, é querer voltar num tempo, que sem remédio, não volta mais...

A saudade é feia e dolorosa, e ao mesmo tempo tão bela, e nunca anda sozinha... Carrega consigo a Melancolia... e por vezes também a Nostalgia, o tal termo que em inglês (Homesickness) implica sentir “Saudades de Casa”...
... E então eu costumava pensar “Home Is Where The Heart Is”, mas a saudade contraria a isso, você poderá estar em casa (onde seu coração está) mas vai sempre sentir saudades de onde você não está... ou será que não?

Pois, está concluído e bem aceite, que a saudade é dos sentimentos mais sentidos, sentir saudades implica viver, faz parte da nossa vivência, de uma forma ou d’outra nós sentimo-la, e entre saudades e faltas de, o importante mesmo é ser feliz


//Bwááááááááá... Um lencinho por favor?!!// :\

T!ka

2 comentários:

  1. Eu venho aqui e é logo isso que leio..
    Nem me fales em saudades, essa palavra é muito kurrikeira no meu dicionário.. snif snif..

    ResponderEliminar
  2. Shame!!! No teu, no meu e no de montes de gente!!

    Aywé Sodad!!

    ResponderEliminar

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!