Pages
Mostrar mensagens com a etiqueta Coisa Sem Coisa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Coisa Sem Coisa. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Como funcionar num país que não funciona
Eis o nome do manual que muito encarecidamente estou desesperada por encontrar.
Tem se tornado muito difícil para mim, viver sem ao menos passar os olhos por este manual, nem que este seja um mini fascículo ou algo que se encaixe nessa minha necessidade.
Em tal manual, espero encontrar tópicos do tipo:
- Como funcionar com empresas públicas que não funcionam num país que não funciona.
- Como funcionar com empresas privadas que não funcionam num país que não funcionam.
- Como funcionam os órgãos do estado num país que não funciona.
- Educação, saúde e saneamento básico. O que são e como obter num país que não funciona.
- Boa governação. Significado do termo num país que não funciona.
E outros tantos tópicos que se aplicassem, com subtopicos respectivamente associados, mais ou menos assim:
- Como funcionar com uma empresa de telecomunicações que não funciona num país que não funciona.
- Como funcionar com processos, num tribunal que não funciona/ serve para processar, por exemplo, tal empresa de telecomunicações.
- Como superar a falta de qualidade de jornalismo, transmissão e manipulação de informação num país que não funciona.
- Como se desenvolve a economia num país que não funciona.
- Distribuição de energia e água. O que significa num país que não funciona.
- Como funcionar sem estar associado a fulano num país que não funciona.
- Como são encontradas e distribuídas as divisas nas instituições bancárias num país que não funciona.
- Importação "restrita" e falta de produção nacional existem num país que não funciona. Como funciona o comércio, ou mesmo, como se come.
(E os meus favoritos)
- Diferença entre crença e religião num país que não funciona
- Definição de retornos, encontrados nas estradas de um país que não funciona.
Um país que não funciona certamente chama ditadura de "República Democrática" , mas ainda assim preciso de um manual que me explique se mesmo não funcionando, este país funciona em sistema de pirâmide, coligação, associação ou árvore genealógica e afins.
Vejo a necessidade de perceber como funciona o "adágio" 'Cada um come onde trabalha' sem prejudicar patrões, empresas e sociedade em geral num país que não funciona.
São tantas questões que queria esclarecidas que nem cabem neste texto, necessitando de tal manual... mas se calhar só preciso de uma singela resposta para a questão "Como viver num país que não funciona?"
Nota: verdade que todos o "menores" num país assim ficam ao sol à espera que um país que funcione olhe por eles, mas à estes eu recomendo outro manual - "Faça você mesmo a lida da sua casa"
//Muito humildemente desliga aqui uma desligada que só precisa de um "knowhow"// :\
sábado, 16 de agosto de 2014
O Opossum
E lá p'ra dois mil e 14 volta um tal de DESliguei!! ao activo... Mas não é sobre isso que vou despejar aqui hoje.Como descrito no título, vou falar sobre o Gambá, um mamífero marsupial que "dizem" ser das Américas.
Não que isso seja um blog educativo, portanto não se pode esperar aqui um texto digno de ser comparado à uma reportagem do NatGeo ou coisa parecida.
O Gambá, "dito" natural das Américas, é conhecido pelo liquido fétido que produz através das glândulas axilares. E é aí que começa a minha dúvida, porque ou a distribuição geográfica do tal bicho está mal registada ou houve movimento de imigração/emigração (segundo as lacunas nas minhas pesquisas a verdadeira origem é incógnita), pois estes são o que não falta nas ruas de Luanda.
É tanto Opossum junto que quase parece praga. Aparentemente o Opossum nacional já descobriu que tal cheiro é uma de suas técnicas de defesa, infelizmente ainda não aprendeu a aplicar a técnica, aplicando-a mal, não diferenciando presa de predador, aplicando-a também àqueles que somente partilham do seu habitat.
O Opossum nacional diferente do das Américas não tem a "cultura" de se fingir de morto, contudo desenvolveu outra cultura, a de se fazer de desentendido... Porque é quase que impossível não se perceber o próprio cheiro.
Segundo o Wikipédia, o Gambá é facilmente confundido com o Cangambá (Difícil acreditar, mas está mesmo no Wikipédia), mas isso também é outra estória.
Concluindo, eis que se trata de um ser de tanta importância que Sandy e Junior, quando mais novos, prestaram homenagem numa canção com um trecho que dizia assim:
" Quando chega o Gambá acaba a festa
Ele é bom, só o cheiro é que não presta"
Realmente, muito poético.
// Já não faço isso há algum tempo, espero não ter perdido o jeito. Mas também quem perde tempo a ler isso?!// :\
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
11 de Novembro... Viva!!
Somos independentes
Um país livre e valente
Viva o 11 de Novembro
Independência, até ao dia presente!
Era bom!
Ganhamos independência, desfizemo-nos do colono, esquecemo-nos de libertar nossas mentes também, essas que permaneceram fiéis e debaixo da ignorância, permitindo-nos destruir logo a seguir postes de luz, placas de identificação de ruas, sinais de trânsito e o resto do patrimônio público, acreditando que destruiriamos com isso a lembrança do colonialismo, esquecemo-nos que este seria então agora nosso patrimônio, quebrando aqui e ali, mas conscientes ou não que nunca fariamos igual ou melhor, esquecemo-nos de usurfruir... E no meio de tudo, viva o povo, que deitou abaixo o que podia , e pouco há que se aproveite. (1975-1989)
Somos uns país independente e ainda assim dependente de empresas distribuidoras de electricidade e água que nos dão o que "achamos" que temos direito, quando bem lhes apetece. Somos independentes, dependendo de uma cunha para um bom ou mesmo um emprego regular. Somos independentes, dependendo de um sistema de saúde pública mísero, que deste só se livra e é independente quem pode pagar, pagando caro para morrer numa clínica privada. Somos independentes, dependendo de uma economia, que todos os dias nos faz pensar no dia de amanhã. Somos independentes, dependendo de um sistema de educação, que dizem este ser já melhorado. Somos (in)dependentes ... E independentemente disso, recuso-me a continuar, não quero chegar na democracia, na liberdade de expressão, na síndrome de Willie Lynch e no resto da nossa independência.
Somos independentes, claro que somos, só não descobrimos ainda em quê! Deixa lá que em 61 foi pior, no entanto, Viva o 11 de Novembro.
//Verdade mesmo, apoderaram-se das minhas teclas, a sério, isto não foi escrito por mim//:\
T!ka
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Ela... A Vida!!
A Vida acontece num pingo, numa sílaba
Numa conversa desesperada
Do múrmurio à explosão maldita
Acontece num impulso, ao respirar
Numa gargalhada, num acordar
Acontece de mil maneiras
Na forma do dia, na hora da forma
Com e sem brincadeiras
A Vida acontece num grito sofrido
No aperto sentido, no choro profundo
Num coro, num mundo
Esta, a Vida...
Que acontece, que vive, vivida
A Vida, a Vida
A mesma contada e cantada
Na estrofe da letra, partida e repartida
Por Mim, por Vós, direi - por Nós
A Vida, que acontece hoje
Num tempo atroz
Aconteceu ontem, e quem sabe depois...
Bonita, com Vida
Mentida, seguida, sofrida
Acontece num sorriso
Num olhar, no despertar d'outra Vida
Da nascença feliz a infância falída
Num livro, num tilintar...
No balançar do barco levado neste mar... a Vida!
//Daqui a dias ainda penso que posso escrever uma Bossa// :\
T!ka
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Há Vida... Nas Redes Sociais!!!
Febre, febre, febre... Só pode ser isto que se tem passado - não vou dizer, recentemente, porque isto já vem a acontecer a algum tempo. Mas só posso pensar que isto seja uma febre trazida por outras febres, as redes sociais.
Realmente, há vida nas redes sociais, tanta vida que mal abro o Facebook (Um grande consultório) consigo saber da vida de metade da minha lista de contactos. E o Twitter, Orkut e amigos também não ficam atrás. Não posso agradecer as redes socias pela fofoca fornecida à borla, agradeço antes aos seus usuários que fornecem informação mais que necessária, aposentando muito jornalista metido a detective, e até os próprios detectives em sí.
Mas a questão aprofunda-se no seguinte, porque cargas d'água vou eu (e o mundo) querer saber que você acordou as 9h, que está a mesa, vai comer uma omeleta feita por sí e está atrasado(a) para sei lá aonde? Ou então, que hoje está muito cansado(a), só lhe apetece dormir (a próposito, não me parece que seja verdade, porque você ainda tem tempo de postar isso) e ainda assim tem ou não um convite para sair e está indeciso(a) (e ainda pergunta se as pessoas acham que deva ir) ? Ou melhor ainda, que você quer sair à procura de uma esquina onde vendam gelados de múcua, porque está com uma ressaca maluca, sente a cabeça pesada, e é isso que lhe apetece, porque a noite anterior se transformou num dia pesado, e ainda pergunta quem lhe pode indicar um lugar (Sinceramente, eu acho que um hangover de verdade, o(a) impederia de abrir os olhos e ir postar isso)?
Que mania absurda é esta, de postar toda, ou melhor, grande parte de sua vida nas redes sóciais? Ninguém quer saber se você agora vai sair, comer ou dormir! Ou então, já que já se habituou, não se esqueça de postar também suas visitas a casa de banho, com direito a relato e tudo bem detalhado e já agora relate também quando for p'ra cama com alguém, sem esquecer de postar o número de orgasmos.
E isso ainda não é nada perto das frases como "Bem me tinham dito, os homens são todos iguais" rematando com um "Novamente Solteira", ou a versão masculina "Antes só que mal acompanhado, solteirissímo da Silva". Mas quem é o ser vivente sem vida, que você pensa que parou de viver a espera de ler isso um dia? Sinceramente, acho que tem havido uma pequena confusão por parte das pessoas, as redes sóciais como o Facebook não são consultores amorosos, não fazem o papel da melhor amiga ou da vizinha Joaquina (Aquela a quem se corre a pedir conselhos) e não, não são transmissores de recados. A menos que sejam e ninguém me tenha dito nada.
Quer que certa pessoa saiba que você não gostou de algo que lhe foi dito ou feito? Se você se lembrar do velho e bom SMS, use-o, o resto do mundo não precisa de saber do vosso problema. Quer desabafar o mal que alguém lhe fez, chame o Fulano, o Cicrano e o Beltrano e desabafe, que mais ninguém deve saber. Agora, se quizer gritar aos 4 ventos que você está Solteiro(a), vá a Dstv e peça para adicionar uma propaganda na Globo, tipo "Fulano(a) de Tal, agora, Solteiro(a)", ou continue mesmo no Facebook, no Twitter e no resto.
Já faz tempo que tenho lidado com isso, e há algum tempo que tenho me segurado para não postar sobre isso no blog, lembrando que já fiz muito comentário desagrádavel a custa disso.
Portanto só para finalizar, essa cena é toda muito bonita e tal, mas vamos fingir que temos cenas mais importantes a fazer, e que quase não nos sobra tempo para tanta parvoíce!!
//Eheheheheh, agora como se nada fosse vou fazer uma auto análise, porque o que bate mesmo é criticar os outros sem mostrar uma atitude diferente// :\
T!ka
Realmente, há vida nas redes sociais, tanta vida que mal abro o Facebook (Um grande consultório) consigo saber da vida de metade da minha lista de contactos. E o Twitter, Orkut e amigos também não ficam atrás. Não posso agradecer as redes socias pela fofoca fornecida à borla, agradeço antes aos seus usuários que fornecem informação mais que necessária, aposentando muito jornalista metido a detective, e até os próprios detectives em sí.
Mas a questão aprofunda-se no seguinte, porque cargas d'água vou eu (e o mundo) querer saber que você acordou as 9h, que está a mesa, vai comer uma omeleta feita por sí e está atrasado(a) para sei lá aonde? Ou então, que hoje está muito cansado(a), só lhe apetece dormir (a próposito, não me parece que seja verdade, porque você ainda tem tempo de postar isso) e ainda assim tem ou não um convite para sair e está indeciso(a) (e ainda pergunta se as pessoas acham que deva ir) ? Ou melhor ainda, que você quer sair à procura de uma esquina onde vendam gelados de múcua, porque está com uma ressaca maluca, sente a cabeça pesada, e é isso que lhe apetece, porque a noite anterior se transformou num dia pesado, e ainda pergunta quem lhe pode indicar um lugar (Sinceramente, eu acho que um hangover de verdade, o(a) impederia de abrir os olhos e ir postar isso)?
Que mania absurda é esta, de postar toda, ou melhor, grande parte de sua vida nas redes sóciais? Ninguém quer saber se você agora vai sair, comer ou dormir! Ou então, já que já se habituou, não se esqueça de postar também suas visitas a casa de banho, com direito a relato e tudo bem detalhado e já agora relate também quando for p'ra cama com alguém, sem esquecer de postar o número de orgasmos.
E isso ainda não é nada perto das frases como "Bem me tinham dito, os homens são todos iguais" rematando com um "Novamente Solteira", ou a versão masculina "Antes só que mal acompanhado, solteirissímo da Silva". Mas quem é o ser vivente sem vida, que você pensa que parou de viver a espera de ler isso um dia? Sinceramente, acho que tem havido uma pequena confusão por parte das pessoas, as redes sóciais como o Facebook não são consultores amorosos, não fazem o papel da melhor amiga ou da vizinha Joaquina (Aquela a quem se corre a pedir conselhos) e não, não são transmissores de recados. A menos que sejam e ninguém me tenha dito nada.
Quer que certa pessoa saiba que você não gostou de algo que lhe foi dito ou feito? Se você se lembrar do velho e bom SMS, use-o, o resto do mundo não precisa de saber do vosso problema. Quer desabafar o mal que alguém lhe fez, chame o Fulano, o Cicrano e o Beltrano e desabafe, que mais ninguém deve saber. Agora, se quizer gritar aos 4 ventos que você está Solteiro(a), vá a Dstv e peça para adicionar uma propaganda na Globo, tipo "Fulano(a) de Tal, agora, Solteiro(a)", ou continue mesmo no Facebook, no Twitter e no resto.
Já faz tempo que tenho lidado com isso, e há algum tempo que tenho me segurado para não postar sobre isso no blog, lembrando que já fiz muito comentário desagrádavel a custa disso.
Portanto só para finalizar, essa cena é toda muito bonita e tal, mas vamos fingir que temos cenas mais importantes a fazer, e que quase não nos sobra tempo para tanta parvoíce!!
//Eheheheheh, agora como se nada fosse vou fazer uma auto análise, porque o que bate mesmo é criticar os outros sem mostrar uma atitude diferente// :\
T!ka
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Música Auto-Destrutiva
Nos meus desvaneios, ouvindo uma musiquita no embalo - sim, porque no Raio Que O Parta também há rádios, ora pois!, - Pois, voltando a minha conversa (Oh T!ka isto aqui é oquê? Uma crónica? Um texto? Posso chamar de conversa, apesar de unilateral???), ouvindo o som e tal, lembro-me de ter lido um artigo sobre crítica músical, que falava sobre músicas que eram descritas como obscuras, com contéudo destrutrivo que transmitem desgaste emocional, comportamentos auto-destrutivos e depressão doentia. De entre as músicas citadas estava a que eu ouvia no momento, o "Grenade" daquele rapaz, o Mars (Que por acaso me faz lembrar um grande amigo meu também muito mítico, o Jalampo, não fossem os olhinhos pouco esbugalhados do Mars), e achei a crítica de demasiado mau gosto, pouco justa e mal atribuida, já que ouvindo esta música em particular, nota-se logo que se trata de um atrasado mental que achou possível ter todo amor de uma mulher, coisa que só sendo mesmo muito maluco para pensar em querer. Ou seja, é só mais uma música inofensiva, que não faz sentido nenhum tal como o "Atirei O Pau Ao Gato" - onde é que já se viu, chamar a policia por causa d'um gato?!. Mas se for p'ra falar de músicas que transmitem ou promovem esta lenga-lenga toda, posso citar uma que não consigo parar d'ouvir (Porque repetem sempre na rádio),- e cada vez que a ouço penso em cortar os pulsos... mas lembro-me a tempo de que não os tenho!- é a "Fenix" do Jorge Vercillo, com um refrão que assim diz:
Quando o FRIO vem nos AQUECER o coração/
Quando a NOITE faz nascer a LUZ na escuridão/
E a DOR revela a mais esplêndida EMOÇÃO...
... E é que nem um ser tão mítico como eu, consegue decifrar o raio da intensão da letra, senão levar um pobre ser a loucura na tentativa de o fazer. E só cito esta, para não dar em doido de vez, porque podia também falar nas letras da Gaga e das outras...
Deste "Coiso" que nunca tem nada a dizer,
O Pomco-Porbo
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Amor de Verão
Sol, mar e calor
Do Verão sai a cor
E a beleza de cada flor...
Que não saiba disso a Primavera,
À qual é atribuída esta proeza
De colorir sua estação
E acalentar todo o coração
Que do Inverno não teve noção,
E congelou por falta de perdão...
Este também desconhecia o Outono,
Quando fez sofrer seu dono
Ao se perder de amores numa (anterior) estação...
E foi só mais um... amor de Verão.
// Culpa do NEREIDA que começou com esta mania dos poemas pá!! Até já me quero comparar à Camões!!// :\\
T!ka
Do Verão sai a cor
E a beleza de cada flor...
Que não saiba disso a Primavera,
À qual é atribuída esta proeza
De colorir sua estação
E acalentar todo o coração
Que do Inverno não teve noção,
E congelou por falta de perdão...
Este também desconhecia o Outono,
Quando fez sofrer seu dono
Ao se perder de amores numa (anterior) estação...
E foi só mais um... amor de Verão.
// Culpa do NEREIDA que começou com esta mania dos poemas pá!! Até já me quero comparar à Camões!!// :\\
T!ka
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Chupar, Lamber... Tomar, Comer
Para as mentes poluídas, façam o favor de devolver estes olhos às respectivas órbitas porque isso até me deixa constragida, é óbvio que também não tem nada haver com "isso".
Há anos que as pessoas se têm complicado com a dúvida: "Come-se ou Chupa-se o gelado?"
Segundo a minha experiência como degustadora do doce em questão e no meu humilde conhecimento da Língua Portuguesa, eu diria que "Lambe-se o gelado!" (o que pode ser só o meu caso, claro) e/ou até "Trinca-se o gelado". Aos apologistas de que o certo é chupar o gelado, peço atenção, favor reavaliarem o conceito do verbo Chupar, já que este é também aplicado à pallhinhas, ranho, etc. e talvez não se aplique no caso do gelado. Quanto à comer, é possivel que alguns o façam, mas por serem uma minoria, acho melhor descartar log está opção.
Outra grande dúvida, gira em torno da sopa, do leite e do chá. O que é que se come, bebe ou toma?
Eu sinceramente tanto tomo como como a sopa. Tanto tomo como bebo chá e/ou leite (mas como já disse acima, pode ser que seja só o meu caso), portanto não tenho achado o problema com o uso de ambos os termos, já que bem ou mal, estamos mesmo a practicar a acção.
Verdade é que é só perca de tempo andarmos p'ra aí a atentar p'ra isso, quando a boca que é a real participante da acção nunca se pronunciou a discutir a sua real actividade.
E digo mais, se um cidadão de expressão inglesa vier me dizer que os morangos chupam-se, eu vou automaticamente aceitar, porque pode ser que enquanto nós comemos morangos eles podem perfeitamente Suck (on a) straw|berry.
//Se era p'ra dar nisso, mais valia não ter escrito nada// :\
T!ka
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Hoje, Só Verdades!!
... Felizmente temos um dia que enfatiza algo que fazemos todos os dias...
Pois é, começo este post com uma "verdade" em pleno dia "1 das mentiras".
Na verdade, nada mais justo do que enfatizar algo que faz parte do nosso quotidiano, já que grande parte do que é importante na sociedade, tem direito a um dia no calendário para ser comemorado. Com a mentira não é diferente, sem desculpas que no Dia das Mentiras é válido mentir, porque mentira é mentira todos os dias, tal como mulher é mulher todos os dias e não, só no dia 8 de Março, como pai é pai todos os dias e não, só no dia 19 de Março, e por aí vai... Não é nada com que não se conviva diariamente.
Se ainda não deu p'ra perceber aonde quero chegar, sem mais rodéios (até porque, não há cá touros), vou directo ao ponto, quero falar sobre a importância da mentira (este seria o título ideal p'ro post, mas fiquei com medo disso afastar um certo grupo, politicamente correcto, do blog). Sim, importância da mentira, porque se não fosse importante, não teria um dia alusivo a ela - talvéz depois de se notar a importância da mentira se dê mais valor a verdade. Ela é importante por ser uma peça activa no nosso quotidiano, porque ninguém é 100% sincero ou verdadeiro, por mais que tente, o Ser humano é mentiroso, mente por tudo e por nada, mente p'ra enfatizar e mente por omissão, até por gentileza e educação as vezes ele acha necessário mentir - É código de conduta.
Agora, Imagine-se acordar um dia e dizer: - Hoje, só falo verdades!!!. Você toma esta decisão e segue - você decidiu dizer só verdades, então não vale omitir pensamentos, tudo tem de ser dito....
Você chega p'ra sua sogra e:
- P'rá quê depilar esse bigode, porque isso aí não é um busso, já é bigode mesmo, não depile, porque se busso não fosse bom, o organismo não permitiria que crescesse.
P'ró patrão:
- Chefe, eu já ando farto disto, o Sr. é um 0 a esquerda, expressa-se mal, escreve tal qual fala e um gajo tem que andar aqui a corrigir erros inadmissíveis!!
P'ra mulher:
- Oh filha tú és linda, se te dissessem que és parecida a bruxa da tua mãe até seria ofensa!!
P'ró marido:
- P'rá quê que precisas que te faça o almoço, se consegues manter esta pança só com cerveja?!!
No minímo, o que pode acontecer é você terminar este dia separado, desempregado, rasgado, despenteado e com um ou os 2 olhos roxos... Tudo por ter tomado uma decisãozinha... É aí onde se vê também o valor da verdade...
Depois disso quero ver alguém discordar que a mentira é importante e que merece sim um dia alusivo a ela... (Excepto o tal grupo a que me referi mais cedo, claro!)
//Também só escrevi, sabe-se lá também não é verdade?!! Mas a ideia do dia das verdades não me sai da cabeça!!// :\
T!ka
Pois é, começo este post com uma "verdade" em pleno dia "1 das mentiras".
Na verdade, nada mais justo do que enfatizar algo que faz parte do nosso quotidiano, já que grande parte do que é importante na sociedade, tem direito a um dia no calendário para ser comemorado. Com a mentira não é diferente, sem desculpas que no Dia das Mentiras é válido mentir, porque mentira é mentira todos os dias, tal como mulher é mulher todos os dias e não, só no dia 8 de Março, como pai é pai todos os dias e não, só no dia 19 de Março, e por aí vai... Não é nada com que não se conviva diariamente.
Se ainda não deu p'ra perceber aonde quero chegar, sem mais rodéios (até porque, não há cá touros), vou directo ao ponto, quero falar sobre a importância da mentira (este seria o título ideal p'ro post, mas fiquei com medo disso afastar um certo grupo, politicamente correcto, do blog). Sim, importância da mentira, porque se não fosse importante, não teria um dia alusivo a ela - talvéz depois de se notar a importância da mentira se dê mais valor a verdade. Ela é importante por ser uma peça activa no nosso quotidiano, porque ninguém é 100% sincero ou verdadeiro, por mais que tente, o Ser humano é mentiroso, mente por tudo e por nada, mente p'ra enfatizar e mente por omissão, até por gentileza e educação as vezes ele acha necessário mentir - É código de conduta.
Agora, Imagine-se acordar um dia e dizer: - Hoje, só falo verdades!!!. Você toma esta decisão e segue - você decidiu dizer só verdades, então não vale omitir pensamentos, tudo tem de ser dito....
Você chega p'ra sua sogra e:
- P'rá quê depilar esse bigode, porque isso aí não é um busso, já é bigode mesmo, não depile, porque se busso não fosse bom, o organismo não permitiria que crescesse.
P'ró patrão:
- Chefe, eu já ando farto disto, o Sr. é um 0 a esquerda, expressa-se mal, escreve tal qual fala e um gajo tem que andar aqui a corrigir erros inadmissíveis!!
P'ra mulher:
- Oh filha tú és linda, se te dissessem que és parecida a bruxa da tua mãe até seria ofensa!!
P'ró marido:
- P'rá quê que precisas que te faça o almoço, se consegues manter esta pança só com cerveja?!!
No minímo, o que pode acontecer é você terminar este dia separado, desempregado, rasgado, despenteado e com um ou os 2 olhos roxos... Tudo por ter tomado uma decisãozinha... É aí onde se vê também o valor da verdade...
Depois disso quero ver alguém discordar que a mentira é importante e que merece sim um dia alusivo a ela... (Excepto o tal grupo a que me referi mais cedo, claro!)
//Também só escrevi, sabe-se lá também não é verdade?!! Mas a ideia do dia das verdades não me sai da cabeça!!// :\
T!ka
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Reflexões (Atiradas P'ró Lixo) IV
(Minhas reflexões estão um coxe longas, mas há que dar um desconto, afinal é inicio do ano)
"Remédio p'ra esquecer: Lembre bastante!!"
T!ka
"Hoje começo na concordância de que a vida é realmente complicada, e talvez seja isso que a torna também engraçada, por isso quase sempre nos acontece pensar que o sufoco por que passamos hoje será motivo para boas gargalhadas amanhã."
T!ka
"De que adianta dizer ANO NOVO VIDA NOVA se você carrega consigo os mesmos problemas do ano que se foi?!"
T!ka
"Engraçado que por mais que se faça nunca é suficiente... Porque se fosse suficiente, provavelmente não seriamos humanos e sim perfeitos."
T!ka
"As vezes quando se olha a foto de um casal, ocorre pensar Ela(e) é tanta areia p'ró camiãozinho dele(a) ou como alguém tão bonito se junta a este?!, por acaso já alguém parou p'rá pensar que talvez ela(e) só se pareça assim exactamente por estar do lado dele(a)?! (Traduzindo- Felicidade embeleza)"
T!ka
"O Maestro TJ disse assim: Tristeza não tem fim, Felicidade sim. Eu, porém, digo: A Tristeza termina aonde começa a Felicidade... e Vise-Versa!!!"
T!ka
"Remédio p'ra esquecer: Lembre bastante!!"
T!ka
"Hoje começo na concordância de que a vida é realmente complicada, e talvez seja isso que a torna também engraçada, por isso quase sempre nos acontece pensar que o sufoco por que passamos hoje será motivo para boas gargalhadas amanhã."
T!ka
"De que adianta dizer ANO NOVO VIDA NOVA se você carrega consigo os mesmos problemas do ano que se foi?!"
T!ka
"Engraçado que por mais que se faça nunca é suficiente... Porque se fosse suficiente, provavelmente não seriamos humanos e sim perfeitos."
T!ka
"As vezes quando se olha a foto de um casal, ocorre pensar Ela(e) é tanta areia p'ró camiãozinho dele(a) ou como alguém tão bonito se junta a este?!, por acaso já alguém parou p'rá pensar que talvez ela(e) só se pareça assim exactamente por estar do lado dele(a)?! (Traduzindo- Felicidade embeleza)"
T!ka
"O Maestro TJ disse assim: Tristeza não tem fim, Felicidade sim. Eu, porém, digo: A Tristeza termina aonde começa a Felicidade... e Vise-Versa!!!"
T!ka
domingo, 14 de novembro de 2010
Banda - Linhas Soltas
Isso parece aquela velha dúvida do "Será que a casa do vizinho é melhor que a minha?" em que acabamos por notar que, apesar de tudo, é em nossa casa que queremos estar.
Quanto mais exploro o mundo cá fora, quanto mais expando meus horizontes, quanto mais vivo, experimento, sinto, mais certa fico do lugar aonde pertenço... Parece que só depois de vivenciar isso, a música de Teta Lando começa a fazer sentido, e sente-se em cada verso, nos quais se pode ouvir "Mas eu sou daquela terra... mesmo em ruínas gosto dela"...
É a banda, é a banda... A Angola do meu coração cantada por Matias, a terra pela qual Paulo Flores e Ricardo Abreu morreriam... Das dicas e mujimbos, da fofoca e dos boatos... Do calão que rompe barreiras e vai além fronteiras... Do povo bem caracteristico, reconhecido seja onde for... Dos ritmos de Semba e Kuduro... Das danças, moves e poses e tal...
É a banda... A banda que todo o Angolano, ou melhor, "Bandolano" conhece...E se ser-se da Banda ainda é visto como fardo ou castigo, o bom Bandolano nao troca isso por nada, nem pelo maior dos benefícios...
// ... O título foi explícito, são linhas soltas oh!!// :\
T!ka
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Entre Faltas E Ausências – A Saudade
Tantas vezes descrita, acredito que talvez seja dos sentimentos mais sentidos. É verdade que é também um sentimento com uma definição bem lusa, porque saudade só existe em Português.Não que não seja sentida pelo Inglês e o Francês, simplesmente nenhuma outra língua consegue definir tão bem este sentimento, já que entre o “I miss you” e o “Tu me manques”, saudades mesmo só nós (Portuguese Language Speaking People) sabemos dizer, tão simples quanto “Eu sinto/ tenho saudades...”
A Saudade é um sentimento tão abrangente, que sentimos até de épocas não vividas... É estranho, definimos esse tal sentimento como saudade, mas o que é a saudade afinal? Saudade é uma falta (segundo o inglês), uma ausência ... Falta de um alguém, falta de um lugar, falta de um tempo, a ausência de um tudo menos do que se tem presente.
A Saudade é um sentimento controverso, é a vontade de querer estar ali quando estou aqui, é querer estar com aqueles quando estou com esses, é querer voltar num tempo, que sem remédio, não volta mais...
A saudade é feia e dolorosa, e ao mesmo tempo tão bela, e nunca anda sozinha... Carrega consigo a Melancolia... e por vezes também a Nostalgia, o tal termo que em inglês (Homesickness) implica sentir “Saudades de Casa”...
... E então eu costumava pensar “Home Is Where The Heart Is”, mas a saudade contraria a isso, você poderá estar em casa (onde seu coração está) mas vai sempre sentir saudades de onde você não está... ou será que não?
Pois, está concluído e bem aceite, que a saudade é dos sentimentos mais sentidos, sentir saudades implica viver, faz parte da nossa vivência, de uma forma ou d’outra nós sentimo-la, e entre saudades e faltas de, o importante mesmo é ser feliz
//Bwááááááááá... Um lencinho por favor?!!// :\
T!ka
sábado, 16 de outubro de 2010
O Amor

O amor é uma energia abstracta, que não tem rosto, muito menos matéria.
o Amor existe no seu estado puro de forma incondicional.
o aMor puro existe para partilhar e não para dar ou esperar receber.
o amOr não é sentimento de posse, nem controlo.
o amoR é liberdade para que possa haver partilha.
Desta energia abstracta se proporciona felicidade sem conta nem medida. Na sua forma mais pura se manifesta pela GRATIDÃO, ACEITAÇÃO e pela manifestação mesma energia.
Ao contrário do que é impingido pela sociedade, a forma de amar e relacionar com este sentimento, este sentimento NÃO É UMA PRISÃO, DEPENDÊNCIA e muito menos EXTERNO . O Amor é uma energia que pertence a cada um e não se dá, partilha-se. Existe muito o conceito de que amar é preciso sentir falta ou depender de. Para amar realmente não pode estar dependente de alguma forma do que for e de quem for. É necessário primeiro descobrir o AMOR PRÓPRIO antes de poder partilhar amor, porque senão não amará mas sim irá confundir a dependência com amor.
O amor é uma energia interna, abstracta, porque não tem forma, feitio, nem matéria, o amor simplesmente É. Tal como ela é, nos relacionamentos, quando se ama alguém, partilha-se esta energia com a pessoa amada, NÃO SE DÁ esta energia, PARTILHA-SE. Assim, se o relacionamento terminar, é esta partilha que termina, mas o amor está sempre com cada UM.
A forma contraída e possessiva que actualmente a sociedade implanta o amor, é muito baseada no MEDO, o que torna a relação insegura. Esta insegurança também está muito relacionada com a auto-estima, porque muitas delas não se acham o suficiente para o que for. Frequentemente neste tipo de relacionamento existe sempre um parceiro que anda atrás do outro, o amor não é assim, no amor ninguém precisa andar atrás, e por existir partilha, o individual não deixa de existir, mas existe uma trilha que é comum e partilhada, essa trilha é o AMOR INCONDICIONAL.
Muita gente procura a ALMA GÉMEA, e muitas vezes o relacionamento com sua alma gémea não é FÁCIL. O que muitos não sabem é que o encontrar alma gémea não significa que tenha que ficar com esta pessoa, mas muitas vezes estas aparecem simplesmente para aprenderemos algo relacionado sobre si mesmo. Muitas vezes a relação com alma gémeas é tão atribulada, que, ao INVÉS de AMOR e HARMONIA, se vive em constante SOBRESSALTO. Ora como a pessoa acredita que é sua alma gémea, não larga o pote.
Todo aquele que sente necessidade de dominar o seu parceiro, é inseguro não só sobre o outro mas também sobre si mesmo.
O amor no relacionamento não é tomada de posse, muitos são aqueles que assim o consideram. Também existem aqueles que tentam isolar o parceiro do mundo, amigos, família, tudo isso são formas de CONTROLO e de PODER, e não é AMOR. Normalmente quem vive essa situação vive porque tem MEDO da mudança, ou acredita que não encontrará MELHOR ou mesmo tem pouco AMOR PRÓPRIO para sentir que merece ser BEM TRATADO e que o está a viver NÃO É AMOR. É estratégia de muitos homens por exemplo tentar prender usando meios financeiros e daí convence a mulher que não deve trabalhar, ou a faz sempre acreditar que não consegue fazer NADA e NÃO SERVE PARA NADA.
A FALTA de amor na nossa sociedade é tão grande que quando se fala em LIBERDADE a primeira coisa que vem à cabeça é ASSASSINATO. Praticamente ninguém na sociedade actual quando se refere a LIBERDADE pensa em AMOR.
A TV alimenta a noção de que AMOR é a relação entre duas pessoas, o romance, as mágoas e sofrimento, mas o AMOR é muito mais do que isso, nem mesmo as religiões pregam o AMOR, a maioria imputa o MEDO, CULPA para manter fieis sob seu controlo. Actualmente muitos padres têm mudado a sua abordagem em relação a mensagem que querem passar para os fieis e isso tem gerado controvérsia no seio dos mais altos cargos religioso, isso é o DESPERTAR.
AMAR a si próprio é dos primeiros passos que se pode dar, ninguém pode AMAR DEUS (o que for que acredite) se não AMA SUA CRIAÇÃO.
Erradamente é nos ensinado que não devemos AMAR A NÓS MESMOS, e nos é incutido um sentido de culpa em relação a isso, nos obrigado a nos sentir sempre inferior. Ao contrário do que se diz aquele que se AMA realmente não se sente superior ou inferior, mas tem maior capacidade de PARTILHAR esta energia.
AMOR É INCONDICIONAL
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Reflexões (Atiradas P'ró Lixo) III
T!ka
"As vezes apanho-me a pensar que de todos os dias da minha vida, quantos eu realmente vivi?!."
T!ka
"O papel higiénico tem mais utilidades em Português do que em Inglês - Em Inglês resume-se ao Toillet."
T!ka
"Do pouco conheço de mim,
sei que fui e sou muitas,não me lembro de ser mais alguém,
além das muitas que sou,
sou muitas poucas,devo ser 3 ou 4.
E dessas 4, qual delas realmente sou?..."T!ka (Confusa já)
"O X/Y que disse que a mulher é o sexo frágil esqueceu-se de um pequeno promenor, frágil é algo que se quebra com facilidade... Pois é, e tirando o exemplo d'louça, isso seria comparar a mulher a um copo de cristal refinado, o que está longe da realidade, já que ela está mais p'rá vaso ruim ..."
T!ka (Confusa e a tentar confudir)
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Antes De Morrer Vou Fazer... Listas.
Decidi iniciar uma enquete e perguntar a algumas pessoas a famosa "O que queres fazer antes de morrer?", e dentre as respostas que obtive, vou destacar algumas:
"Antes de morrer, quero viver." Ricardo (10 anos) //Puxou a mim, eheh//
"Quero me assegurar que continuarei a viver." Joa
"Quero gerar uma nova vida, e assegurar minha continuidade..." Didi
"Sobreviver, comer e beber." Miguel (5 anos) //Um puto inteligente anh!!//
"Não sei, ir a Lua não, porque não há lá bebida nem mulheres, fazer filho também não é a ideia..." Be //Gente sincera é outra coisa//
...
E depois de tantas respostas, ainda assim não tenho um a frase/opinião formada sobre o que quero fazer antes de morrer, talvez porque queira antes de morrer fazer N coisas, tantas que dava p'rá fazer uma lista. Mas p'ra quê fazer uma só se posso fazer várias, já que nunca chegarei a completar nenhuma delas mesmo. Vou citar, então, as listas que podia passar a vida a tentar completar, até perceber exactamente o que quero fazer antes de morrer, sendo a primeira a mais óbvia, super dentro do contexto:
- Lista das coisas que quero fazer antes de morrer
- Lista das coisas que me arrependo de ter feito
- Lista das coisas que me arrependo de não ter feito
- Lista das frases que mais disse, e digo
- Lista das músicas mais ouvidas
- Lista de todos os livros que li e apreciei
- Lista dos meus maiores medos, receios e anseios
- Lista de profissões sobre as quais ponderei seguir, e de certa forma ainda pondero
- Lista das coisas que aprendi, estou a aprender e vou aprender
- Lista dos números com os quais tive que conviver
- Lista dos lugares que visitei
- Lista dos meus melhores momentos
- Lista de tudo que me faz feliz
- Lista das coisas que mais me aborrecem
- Lista dos meus maiores defeitos
- Lista das minhas qualidades
E a lista continua...
Talvez depois de ter essas listas quase completas, o que pode levar anos, já que o título desta
Listagem até podia ser "Anos de Vida", eu poderei finalmente responder a essa pergunta numa única frase!
//E ainda há quem perca tempo aqui neste blog infestado de ideias burras// :\
T!ka
"Antes de morrer, quero viver." Ricardo (10 anos) //Puxou a mim, eheh//
"Quero me assegurar que continuarei a viver." Joa
"Quero gerar uma nova vida, e assegurar minha continuidade..." Didi
"Sobreviver, comer e beber." Miguel (5 anos) //Um puto inteligente anh!!//
"Não sei, ir a Lua não, porque não há lá bebida nem mulheres, fazer filho também não é a ideia..." Be //Gente sincera é outra coisa//
...
E depois de tantas respostas, ainda assim não tenho um a frase/opinião formada sobre o que quero fazer antes de morrer, talvez porque queira antes de morrer fazer N coisas, tantas que dava p'rá fazer uma lista. Mas p'ra quê fazer uma só se posso fazer várias, já que nunca chegarei a completar nenhuma delas mesmo. Vou citar, então, as listas que podia passar a vida a tentar completar, até perceber exactamente o que quero fazer antes de morrer, sendo a primeira a mais óbvia, super dentro do contexto:
- Lista das coisas que quero fazer antes de morrer
- Lista das coisas que me arrependo de ter feito
- Lista das coisas que me arrependo de não ter feito
- Lista das frases que mais disse, e digo
- Lista das músicas mais ouvidas
- Lista de todos os livros que li e apreciei
- Lista dos meus maiores medos, receios e anseios
- Lista de profissões sobre as quais ponderei seguir, e de certa forma ainda pondero
- Lista das coisas que aprendi, estou a aprender e vou aprender
- Lista dos números com os quais tive que conviver
- Lista dos lugares que visitei
- Lista dos meus melhores momentos
- Lista de tudo que me faz feliz
- Lista das coisas que mais me aborrecem
- Lista dos meus maiores defeitos
- Lista das minhas qualidades
E a lista continua...
Talvez depois de ter essas listas quase completas, o que pode levar anos, já que o título desta
Listagem até podia ser "Anos de Vida", eu poderei finalmente responder a essa pergunta numa única frase!
//E ainda há quem perca tempo aqui neste blog infestado de ideias burras// :\
T!ka
sexta-feira, 4 de junho de 2010
O Cântico da 10amizade
Parece mas não é
Sinceramente, talvez seja
Pois, (10)sente-se assim derrepente...
Não é o subterfúgio da saudade
Talvez também não seja o fim d'uma amizadeÉ algo meio inconstante
Uma coisa pouco importante... acho!!
Sensação, sim
É mais uma sensação que um sentimento
Talvez uma perca
Vou dizer sensação de perca de sentimento...
É estranho,
Meio complicado
De dificíl explanação
mas quem há-de perceber?
Nem tudo é fácil e se entender
Mas se se sente,
Talvez seja um sentimento...
Porém acredito que seja uma sensação...
Pois parece mais um sentimento perdido
Do que um sentimento de perca
Mas entre sentimentos e sensações ...
Dará para perder a fraternidade?
Ou ela diminui quando bem lhe apetece?
Será isso que enfraquece uma amizade?
Ou será a confiança que se entorpece?
Sinceramente não sei.
Das amizades que tive e tenho
Queria poder conservar todas
Mas que fazer, sendo que existem também as passageiras??
Seguir o rumo da vida
Compartilhando e aproveitando,
As que comigo seguem a mesma carreira*
Foram todas verdadeiras
Umas mais e outras menos
Mas todas sentidas da mesma maneira
Felizmente, existe a lembrança
E as memórias... E as fotografias...
O tempo pode trazer qualquer uma de volta
Quiçá um dia...
(*) Rota; Corrida
//Aih, é tanta lamechice junta! Quase chorei de tanta coisa escrita sem sentido!!// :\
T!ka
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Rifa-se Um Coração
Um coração idealista.
Um coração como poucos. Um coração à moda antiga.
Um coração moleque que insiste em pregar peças no seu usuário.
Rifa-se um coração que na realidade está um pouco usado
Meio calejado, muito machucado e que teima em alimentar sonhos e cultivar ilusões
Um pouco inconseqüente que nunca desiste de acreditar nas pessoas
Um coração insensato que comanda o racional sendo louco o suficiente para se apaixonar
Sai do sério e, às vezes revê suas posições arrependido de palavras e gestos
Este coração tantas vezes incompreendido
Tantas vezes provocado. Tantas vezes impulsivo.
Rifa-se este desequilibrado emocional
Que, abre sorrisos tão largos que quase dá pra engolir as orelhas
Um coração para ser alugado, ou mesmo utilizado por quem gosta de emoções fortes
Um órgão abestado indicado apenas para quem quer viver intensamente e contra indicado para os que apenas pretendem passar pela vida matando o tempo, defendendo-se das emoções
Rifa-se um coração tão inocente que se mostra sem armaduras e deixa louco o seu usuário
Rifa-se um coração, ou mesmo troca-se por outro que tenha um pouco mais de juízo
Um amigo do peito que não maltrate tanto o ser que o abriga
Um coração que não seja tão inconsequente
Rifa-se um coração cego, surdo e mudo, mas que incomoda um bocado
Um verdadeiro caçador de aventuras que, ainda não foi adoptado, provavelmente, por se recusar a cultivar ares selvagens ou racionais, por não querer perder o estilo
Oferece-se um coração vadio, sem raça, sem pedigree.
Um simples coração humano
Um coração que quando parar de bater ouvirá o seu usuário dizer para São Pedro na hora da prestação de contas:
"O Senhor poder conferir. Eu fiz tudo certo, só errei quando coloquei sentimento.
Só fiz besteiras e me dei mal quando ouvi este louco coração de criança que insiste em não endurecer e, se recusa a envelhecer"
Um velho coração que convence seu usuário a publicar seus segredos e a ter a petulância de se aventurar como poeta.
//Apesar de bonito, muito lamechas e meio patético, infelizmente não é de minha autoria... É muito bom p'rá ter sido escrito por mim// :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)


