Pages

Mostrar mensagens com a etiqueta Cor. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cor. Mostrar todas as mensagens

domingo, 30 de maio de 2010

Cor da Raça II

Depois de ter desligado aqui o Cor da Raça, decidi dar continuidade a uma triste e inacabada ideia...

Como já antes havia escrito, é triste ter que dividir e sub-dividir a raça humana em grupos étnicos, que geralmente devido a certa miscegenação (termo vindo do Latim, significando mistura de raças), provoca discenção e confusão na descrição de tal cor/raça. Antes havia sugerido o uso de cores reais para a designação de cada cor de pele, mas agora vou complementar, pois apesar de sermos uns mais escuros e outros mais claros, todos fizemos parte da raça humana, e é isso que nos une, sendo uma razão muito mais fácil de aceitar, do que a razão que nos separa, um simples detalhe exterior. Porque a descrição de raça Branca, Negra e/ou Asiática não provoca senão a separação das mesmas raças, criando também o problema dos misturados ou sem cores que podem não encaixar em nenhuma destas descrições.

Concluindo, todos pertencemos a uma raça com certeza, e apesar das características a considerar, pertencemos acima de tudo a raça humana. O que nos diferencia é muito menos do que o que nos iguala, afinal de contas, todos fomos feitos de um mesmo pó!!!      


//Confesso que fiquei meio perdida a meio do texto, mas quem disse que neste blog as coisas fazem sentido?!// :\

T!ka

domingo, 4 de abril de 2010

Cor da Raça


Ao preencher certa vez a aplicação para o programa de acesso da universidade, deparei-me com uma questão que fez-me certa confusão na altura, e ainda faz. A pergunta era a que etnia eu pertencia, e dentre as opções a preencher havia:
- White/Caucasian (que equivale a Branco)
- Black (Preto)
- Coloured (o equivalente a mulato, pardo, cabrito, mesticio ou outra e qualquer descrição que tal raça tenha)
- Asian (Asiatico).

Sou originária de uma mistura de branco e mesticio, tenho a pele clara e o cabelo liso, mas não chego a ser "branca", por isso fiquei baralhada, sinceramente até hoje não sei a que étnia pertenço. Talvez pensando que o inglês já me facilitaria, poderia considerar a hipotese de ser coloured, que seria a mistura de preto com branco... Mas é exactamente aí onde começa o fio da meada! Não é suposto a mistura de preto com branco dar cinza e não coloured (que traduzindo seria colorido)?!
Entrando para esse ponto de vista de cor associado a raça, diz-se que no mundo existem apenas 2/3 raças, onde se enquadram todas as outras "sub-raças", isto é, existem apenas as raças Branca, Negra e/ou Asiática (como seria associar a raça asiática à cor?), tudo o resto - mulatos, morenos, pardos, sem-cores - se enquadram nessas 2/3 raças. Como eu, sendo uma sem-cor/raça (no meu ID sou descrita como sendo de raça Mista) até agora não sei onde me enquadrar, acho que se devia aproveitar a globalização e deixar essa descrição da era vintage de TV à Preto e Branco, e entrar para a era COLORAMA, passando a descrever a raça/cor como Castanho Escuro e Claro, Beige, Amarelo, Vermelho, Cor-de-Rosa e o resto de cores que realmente se vê nesse Mundo colorido(*) onde vivemos... Talvez sem essa divisão de raça existente não haveria este certo racismo oculto, que não deixa de ser notório...

(*)Mundo colorido não associado a gay, não me interpretem mal...

//Já foi avisado de antemão que as ideias deste blog são uma bosta// :\


T!ka