Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

(Ab)Normal Being (Tristes Episódios)

Isto são compilações de cenas vividas por um ser (quase) normal.

CASO 1:
 No elevador: (Vou escrever a conversação em inglês tal como aconteceu.)
Ia a entrar p'ró elevador e acabei por partilha-lo com alguém que ia coincidentemente para o mesmo andar que eu...
Pessoa: Hi
T!ka: Hi!
P: How you doin'?
T!ka: Fine, thanks!
P: You're talkin' to Thabo...
T!ka: ...
P: ... so, what's ya name?
T!ka: ... You must be mistaken, 'cuz I wasn't talkin' to you!!

//... É tough!!!// :\


CASO 2:
 Em casa:
Depois de prepararmos um almoço mais que perfeito...
T!ka: Fizeste um optimo trabalho!
P: Obrigada!!
T!ka: Logo vi que só mesmo obrigada, porque de livre vontade não fazias!!

//... Eu avisei que eram episódios tristes// :\

CASO 3:
 No carro:
A mexer no telemóvel, muito alheia a conversa que estava a acontecer...
P: ... E não falas nada?
T!ka: Ahmn?
P: Mas que é que tanto fazes com esse telefone na mão?
T!ka: Falo com as pessoas!!

//Pois..!!// :\

CASO 4:
 No shopping:
Aquela situação do quotidiano em que se encontra gente que não se vê há muito e tal...
P: Wow, tú 'tás assim?! 'Tás tão grande!!
T!ka: ... (Pois é, e nestes anos todos podias ter aprendido a mentir melhor!!)

//Gozar com a altura alheia é indelicado!! Eheh// :\

CASO 5:
 Na loja:
Ia na fila p'rá pagar e...
P: Next!
T!ka: Hi!
P: Hi!
T!ka: May I have a 55 Vodacom, please?
P: Ok... So, what's your name?
T!ka: Is it part of the purchasin' process?
P: ...

//... O problema deve ser o nome!// :\

Até a proxima, vou viver um coxe mais a ver se trago p'rá aqui mais casos!

T!ka

sábado, 5 de março de 2011

Criolo Luso I

E ínicia aqui a série que citei mais cedo, salientando o tal do "Criolo Luso" :
Isso deve ser a forma certa de escrever "espaço ampliado"
Vendo assim ninguém diz!!
Foi directo e especifico, isso foi dirigido ao Ô quem
E como se as falhas no Português não fossem suficientes...:

...
Talvez "baig" seja o mesmo que Bike
Nomes parecidos aos de comida

*Continua...

T!ka

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Tristeza De Camões

Primeiramente, antes de mais nada, queria me desculpar e dizer que, apesar de continuar a concordar com o que escrevi em Nós É "Curto" E Nós Fala Bom "Pretoguês", tenho que reconhecer que afinal não estamos assim tão mal da Língua. Pelo menos ainda tem servido p'ra comunicar... E feliz ou infelizmente não somos os únicos com dificulades a desdobrar o tal do Português...

Parece que até os donos da Língua têm concordado connosco quanto a dificuldade da mesma, já que passeando pelo Google, podem-se encontrar imagens  como estas:


(Isto provavelmente é petisco para acompanhar  com serveija,)
(It's all about business!!)
(Por 5 Euros, até nem sai caro...)

Mas como já disse acima, ainda assim não somos os únicos, já que os nossos companheiros de Língua, Sul Americanos, também têm dado o seu contributo, e provas disso são muito mais frequentes no Google que dos anteriores:

(Eu é que não comia nem bebia isso, nem que me obrigassem!!)

(Lá isso é verdade!!)
(Põe Felisidade nisso!!!)
(...)
Acredito que Pedro Álvares Cabral, não fazia idéia no que se transformaria a sua Língua quando desembarcou naquela costa, mas pelo menos ainda há perdão, criolo é permitido à quem adquire Língua estrangeira... Quanto ao nossos queridos Lusitanos, que decepção têm causado ao pobre Luís, que das tantas letras que estudou, com maestria escreveu Os Lusíadas, tanto fez pela Língua, hoje deve estar numa tristeza só, a ver no que esta se transformou... Pobre Camões!!!


//Toda gente sabe que tenho falta do que fazer, então não há espanto...?!!// :\

T!ka

||INICIANDO AGORA A SÉRIE "CRIOLO LUSO"||

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reflexões (Atiradas P'ró Lixo) V

"Se há coisa que me põe a pensar, é o rico Folclore Angolano, com personagens tão conhecidas, que chegam a ter Feriado Nacional dedicado as mesmas. Dentre as estórias de fantasmas como Deolinda Rodrigues (que aparcem e desaparecem do nada), pioneiros superdotados que dão cara a selos, nomes a maternidades e escolas, a mais intrigante é a  estória de um grupo de homens, Heróis, dotados de poder, que conseguem vencer homens munidos de arsenais, usando apenas catanas... Isso mesmo só catanas!!! Realmente temos um belo Folclore"

T!ka

"Só sonhar não é suficiente..."

T!ka

"Responsabilidade não se ganha, aprende-se!! Ninguém concorre a coisa nenhuma, que mereça ganhar responsabilidade. Cada um aprende a resposabilidade que lhe cabe"

T!ka

"Antiguidade até poderia ser posto, idade significando vivência até poderia significar sabedoria... Mas existe a Lei do Retardar ou Lei do emburrecimento... Já alguém ouviu falar?!"

T!ka

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cão Pequeno = Caniche

Não sei se o título deste post transmitiu o efeito desejado, mas a ideia basicamente é  mesmo denegrir e apontar vivamente a nossa ignorância.

Não é obrigatório que conheçamos todas as raças de cães, mas já que gostamos de adopta-los, não custa nada nos informamos mais sobre o que temos em casa.

Um dos nossos erros mais comuns é achar que qualquer cão pequeno e peludo é caniche, em outras palavras, em Angola um Spaniel japonês, um Yorkshire Terrier, um Puli ou um Spitz são exactamente a mesma coisa. Pouco nos informamos sobre as raças e o tipo de vida à que se adaptam  e depois queremos questionar e especular sobre a duração dos pobres animais.

Outra coisa que fazemos bem, é inventar nomes p'rá raças já existentes, como é o caso de "Bull Bulli" que é na verdade Bull Mastiff. Mas quem há de se importar?!

Mas isso ainda não é tudo, a parte engraçada  é quando nos perguntam a raça do cão, e nós com todo o orgulho do mundo respondemos "É cruzamento de X com Y", sem saber que o dito cruzamento de X com Y, faz da cria um... - quem arrisca?- Rafeiro. Pois é, o cruzamento de duas raças diferentes origina Rafeiros, que ao contrário do que se pensa não tem nada haver com a aparência do cão e sim com a perda do pedigree. E já caindo na vertente da aparência, é seguindo esta leva que chamamos muitas das vezes de rafeiro à um Braco também chamado Perdigueiro (pode ser Português, Francês, Alemão ou Inglês), conhecidos por serem cães de caça.

Não que este post vá mudar a vida d'alguém, só queria salientar que até os animais nós estamos a estereotipar!!!  


//Não me resta muito, "só queria salientar" que a bosta piorou// :\

T!ka