Pages

domingo, 6 de junho de 2010

Retratos De Uma Triste Luanda

Aproveitando umas breves férias, e minhas andanças repletas de estradas esburacadas, pacaças (Ex.: os transeuntes da Av. Deolinda Rodrigues) e engarrafamentos, resolvi resumir os tristes "pontos que tiram pontos" a capital Angolana, o que não foi uma tarefa nada difícil, já que a maior referência, vou dizer, o maior ponto "considerado" positivo, é a vida nocturna. Sem dizer que por sistema de eliminação, é ainda mais fácil, já que só teria que eliminar 3 pontos, a tal vida nocturna, as praias e a simpatia do povo (Particularidade do povo angolano, que é de certa forma acolhedor), fora isso sobra quase nada que possa ser considerado um ponto positivo de Luanda.

Passo então a listar os tristes retratos da cidade, por ordem de pensamento, conforme me foram surgindo as ideias segundo meu inconformismo (Eheh):
- Povo simpático sem dúvidas, mas com alguma dificuldade em viver em comunidade, "demasiado preocupado com o passeio de sua casa, para pensar em alisar/varrer também o passeio do vizinho" (Se é que deu para perceber a ideia).
- Poeira em quantidade indescritível cuja origem, tal como a da areia vermelha, é (quase) inquestionável.
- Engarrafamento, cuja origem já foi atribuída a diferentes razões, desde a má condição das estradas, a falta de educação no trânsito, a pressa (doença crónica da maioria dos Luandenses), aos candongueiros e a outras tantas razões, que apesar do que já sem tem feito para melhorar, ainda não se vêm grandes resultados.
- A tal questão do saneamento básico, que já nem sei a quem deitar as culpas.
- Lixo, imagem que já há muito faz parte do cartão postal de Luanda.
- Falta de criatividade por parte dos comerciantes, que ao invés de inovarem, adquirem o negócio da moda, criando bastante oferta de um mesmo produto.
- Casas nocturnas para todos os gostos e bolsos, livrarias e bibliotecas para ... (???)
- Entretenimento que se resume ao Belas Shopping e a quase sitio nenhum, os outros cinemas simplesmente deixaram de o ser, e fugir da monotonia a qual o entretenimento se resume é quase impensável.
- As dificuldades de uso de serviços como Multi Caixa e outros, e a falta de outros tantos serviços e comodidades que facilitariam em muito a vida do Luandense, porque até água e luz aqui são luxos.
- O facto de ter sido considerada a capital mais cara de África sem sequer ter condições para o justificar, excepto o facto de ter uma economia totalmente instável. (Preços que fazem morrer!!!)

...E apesar de tanta critica, e tantos pontos negativos, há a parte doce, é que apesar de Luanda não ser nenhuma colmeia, concentra bastante mel!!


//Já me mandaram ir ganhar juízo, mas eu não ouço!!!// :\

T!ka

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Cântico da 10amizade

É uma sensação aparente
Parece mas não é
Sinceramente, talvez seja
Pois, (10)sente-se assim derrepente...

Não é o subterfúgio da saudade
Talvez também não seja o fim d'uma amizade
É algo meio inconstante
Uma coisa pouco importante... acho!!

Sensação, sim
É mais uma sensação que um sentimento
Talvez uma perca
Vou dizer sensação de perca de sentimento...

É estranho,
Meio complicado
De dificíl explanação
mas quem há-de perceber?
Nem tudo é fácil e se entender

Mas se se sente,
Talvez seja um sentimento...
Porém acredito que seja uma sensação...
Pois parece mais um sentimento perdido
Do que um sentimento de perca

Mas entre sentimentos e sensações ...

Dará para perder a fraternidade?
Ou ela diminui quando bem lhe apetece?
Será isso que enfraquece uma amizade?
Ou será a confiança que se entorpece?

Sinceramente não sei.

Das amizades que tive e tenho
Queria poder conservar todas
Mas que fazer, sendo que existem também as passageiras??
Seguir o rumo da vida
Compartilhando e aproveitando,
As que comigo seguem a mesma carreira*

Foram todas verdadeiras
Umas mais e outras menos
Mas todas sentidas da mesma maneira

Felizmente, existe a lembrança
E as memórias... E as fotografias...
O tempo pode trazer qualquer uma de volta
Quiçá um dia...

(*) Rota; Corrida


//Aih, é tanta lamechice junta! Quase chorei de tanta coisa escrita sem sentido!!// :\

T!ka

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bêbado Chato.




Um bêbado chato entra num bar e pede pro balconista:

- Ô amigo, traz-me duas doses de whisky. Uma pra mim e outra pra você.

O balconista que era o dono do bar responde:

- Só para o senhor. Eu não bebo.

- Vai fazer essa desfeita comigo amigo? Eu não bebo sozinho! traz duas e bebe comigo!

O Dono do Bar pra se ver livre do bêbado, põe as duas doses de whisky. Eles bebem e o bêbado fala:

- Ó amigo, amanhã eu venho aqui, bebo mais uma e pago as duas.

O bêbado foi-se embora e voltou no dia seguinte com a mesma conversa. Novamente o dono do bar colocou as doses e os dois tomaram. O bêbado prometeu voltar no dia seguinte e pagar as três. Fez isso umas três vezes. Por fim o dono do bar que já tava aborrecido, chamou os seguranças do bar e falou com eles:

- Amanhã, quando esse bêbado chato vir pra aqui, vocês levem-no pra fora e dão-lhe uma carga de porrada, quero ver esse gajo desmaiado de tanto apanhar. e depois veremos se ele volta aqui pra beber e fazer fiado outra vez.

E assim fizeram. O Bêbado chegou,e eles levaram-no pra fora, e foi galhetas daqui e acolá, pontapés na costela esquerda e do olho...

No dia seguinte o bêbado apareceu novamente com cara podre tipo um gajo que caga em sanitas de ouro e limpa o "O" com notas de 100 USD todo armado e todo arrebentado e pediu pro dono do bar:

- Por favor uma dose pra mim.

Admirado o dono perguntou:

- O Sr. não vai mandar vir uma dose para mim?

E o bêbado com uma mão no bolso e outra apontar torto para o dono responde:

- Não, quaaaando voooocêee bebe, vooooocê fica muito nervoso..



LoooL...
Qualquer erro ortografico, fica bem claro que a responsabilidade é toda minha! =).
Tenham um otimo dia.

domingo, 30 de maio de 2010

Cor da Raça II

Depois de ter desligado aqui o Cor da Raça, decidi dar continuidade a uma triste e inacabada ideia...

Como já antes havia escrito, é triste ter que dividir e sub-dividir a raça humana em grupos étnicos, que geralmente devido a certa miscegenação (termo vindo do Latim, significando mistura de raças), provoca discenção e confusão na descrição de tal cor/raça. Antes havia sugerido o uso de cores reais para a designação de cada cor de pele, mas agora vou complementar, pois apesar de sermos uns mais escuros e outros mais claros, todos fizemos parte da raça humana, e é isso que nos une, sendo uma razão muito mais fácil de aceitar, do que a razão que nos separa, um simples detalhe exterior. Porque a descrição de raça Branca, Negra e/ou Asiática não provoca senão a separação das mesmas raças, criando também o problema dos misturados ou sem cores que podem não encaixar em nenhuma destas descrições.

Concluindo, todos pertencemos a uma raça com certeza, e apesar das características a considerar, pertencemos acima de tudo a raça humana. O que nos diferencia é muito menos do que o que nos iguala, afinal de contas, todos fomos feitos de um mesmo pó!!!      


//Confesso que fiquei meio perdida a meio do texto, mas quem disse que neste blog as coisas fazem sentido?!// :\

T!ka

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Rifa-se Um Coração

Rifa-se um coração quase novo.
Um coração idealista.
Um coração como poucos.
Um coração à moda antiga.

Um coração moleque que insiste em pregar peças no seu usuário.
Rifa-se um coração que na realidade está um pouco usado
Meio calejado, muito machucado e que teima em alimentar sonhos e cultivar ilusões
Um pouco inconseqüente que nunca desiste de acreditar nas pessoas
Um coração insensato que comanda o racional sendo louco o suficiente para se apaixonar

Sai do sério e, às vezes revê suas posições arrependido de palavras e gestos
Este coração tantas vezes incompreendido
Tantas vezes provocado. Tantas vezes impulsivo.

Rifa-se este desequilibrado emocional
Que, abre sorrisos tão largos que quase dá pra engolir as orelhas

Um coração para ser alugado, ou mesmo utilizado por quem gosta de emoções fortes
Um órgão abestado indicado apenas para quem quer viver intensamente e contra indicado para os que apenas pretendem passar pela vida matando o tempo, defendendo-se das emoções
Rifa-se um coração tão inocente que se mostra sem armaduras e deixa louco o seu usuário

Rifa-se um coração, ou mesmo troca-se por outro que tenha um pouco mais de juízo
Um amigo do peito que não maltrate tanto o ser que o abriga
Um coração que não seja tão inconsequente

Rifa-se um coração cego, surdo e mudo, mas que incomoda um bocado
Um verdadeiro caçador de aventuras que, ainda não foi adoptado, provavelmente, por se recusar a cultivar ares selvagens ou racionais, por não querer perder o estilo

Oferece-se um coração vadio, sem raça, sem pedigree.
Um simples coração humano
Um coração que quando parar de bater ouvirá o seu usuário dizer para São Pedro na hora da prestação de contas:
"O Senhor poder conferir. Eu fiz tudo certo, só errei quando coloquei sentimento.
Só fiz besteiras e me dei mal quando ouvi este louco coração de criança que insiste em não endurecer e, se recusa a envelhecer"

 Um velho coração que convence seu usuário a publicar seus segredos e a ter a petulância de se aventurar como poeta.

//Apesar de bonito, muito lamechas e meio patético, infelizmente não é de minha autoria... É muito bom p'rá ter sido escrito por mim// :)