Para as mentes poluídas, façam o favor de devolver estes olhos às respectivas órbitas porque isso até me deixa constragida, é óbvio que também não tem nada haver com "isso".
Há anos que as pessoas se têm complicado com a dúvida: "Come-se ou Chupa-se o gelado?"
Segundo a minha experiência como degustadora do doce em questão e no meu humilde conhecimento da Língua Portuguesa, eu diria que "Lambe-se o gelado!" (o que pode ser só o meu caso, claro) e/ou até "Trinca-se o gelado". Aos apologistas de que o certo é chupar o gelado, peço atenção, favor reavaliarem o conceito do verbo Chupar, já que este é também aplicado à pallhinhas, ranho, etc. e talvez não se aplique no caso do gelado. Quanto à comer, é possivel que alguns o façam, mas por serem uma minoria, acho melhor descartar log está opção.
Outra grande dúvida, gira em torno da sopa, do leite e do chá. O que é que se come, bebe ou toma?
Eu sinceramente tanto tomo como como a sopa. Tanto tomo como bebo chá e/ou leite (mas como já disse acima, pode ser que seja só o meu caso), portanto não tenho achado o problema com o uso de ambos os termos, já que bem ou mal, estamos mesmo a practicar a acção.
Verdade é que é só perca de tempo andarmos p'ra aí a atentar p'ra isso, quando a boca que é a real participante da acção nunca se pronunciou a discutir a sua real actividade.
E digo mais, se um cidadão de expressão inglesa vier me dizer que os morangos chupam-se, eu vou automaticamente aceitar, porque pode ser que enquanto nós comemos morangos eles podem perfeitamente Suck (on a) straw|berry.
//Se era p'ra dar nisso, mais valia não ter escrito nada// :\
T!ka