Pages

domingo, 4 de abril de 2010

Cor da Raça


Ao preencher certa vez a aplicação para o programa de acesso da universidade, deparei-me com uma questão que fez-me certa confusão na altura, e ainda faz. A pergunta era a que etnia eu pertencia, e dentre as opções a preencher havia:
- White/Caucasian (que equivale a Branco)
- Black (Preto)
- Coloured (o equivalente a mulato, pardo, cabrito, mesticio ou outra e qualquer descrição que tal raça tenha)
- Asian (Asiatico).

Sou originária de uma mistura de branco e mesticio, tenho a pele clara e o cabelo liso, mas não chego a ser "branca", por isso fiquei baralhada, sinceramente até hoje não sei a que étnia pertenço. Talvez pensando que o inglês já me facilitaria, poderia considerar a hipotese de ser coloured, que seria a mistura de preto com branco... Mas é exactamente aí onde começa o fio da meada! Não é suposto a mistura de preto com branco dar cinza e não coloured (que traduzindo seria colorido)?!
Entrando para esse ponto de vista de cor associado a raça, diz-se que no mundo existem apenas 2/3 raças, onde se enquadram todas as outras "sub-raças", isto é, existem apenas as raças Branca, Negra e/ou Asiática (como seria associar a raça asiática à cor?), tudo o resto - mulatos, morenos, pardos, sem-cores - se enquadram nessas 2/3 raças. Como eu, sendo uma sem-cor/raça (no meu ID sou descrita como sendo de raça Mista) até agora não sei onde me enquadrar, acho que se devia aproveitar a globalização e deixar essa descrição da era vintage de TV à Preto e Branco, e entrar para a era COLORAMA, passando a descrever a raça/cor como Castanho Escuro e Claro, Beige, Amarelo, Vermelho, Cor-de-Rosa e o resto de cores que realmente se vê nesse Mundo colorido(*) onde vivemos... Talvez sem essa divisão de raça existente não haveria este certo racismo oculto, que não deixa de ser notório...

(*)Mundo colorido não associado a gay, não me interpretem mal...

//Já foi avisado de antemão que as ideias deste blog são uma bosta// :\


T!ka

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!