Pages

terça-feira, 13 de abril de 2010

A Comercialização Da Ecologia

Sei que vai parecer mais uma das minhas ideias nocivas, mas é exactamente o que se está a passar actualmente. Visto que com slogans e todo tipo de chamadas de atenção para alertar, sobre a importância de ter uma mente ecológica, pouco se conseguiu, surgiu então a ideia de mestre de comercializar a Ecologia, aproveitando o consumismo desenfreado de que somos reféns desde a revolução industrial.

Agora já não se precisa alertar sobre a importância da preservação ambiental, agora basta vender/comprar produtos ecologicamente testados e pronto!, está resolvido o problema da dita preservação ecológica. Programas como o cabelo verde, coração verde, greenpaper e todos os outros "Verdes", são a prova disso. Vou pegar, por exemplo, no dito cabelo verde que foi desenvolvido por algumas marcas de cosméticos e produtos de limpeza corporal, entre elas a L'Oreal Professionnel, que criou uma linha de Shampoos, Condicionadores e Máscaras ecologicamente testados, ajudando na preservação da natureza e no peso da consciência (Daqui a dias serão embalados em embalagens de papel/cartão, para melhor provar o compromisso com a ecologia!!! Eheh). Ainda na área de cosmética, há um dos lançamentos de Giselle Bundchen, Sejaa Pure Skincare, com fórmula eco e embalagens totalmente recicláveis, há também o Alma d'flor, e outras tantas marcas, também em outras áreas, para as quais nos viramos na crença que estamos a fazer a nossa parte para com o ambiente.

Isso assim também é, no eco turismo, que até agora não se encontra uma definição exacta, mas que vou descrever como a comercialização (porque turismo é comércio) da ecologia de certa forma, de um modo de difícil explanação, visto que é um ponto que varia de percepção em percepção - cada um tem a sua - apesar de a primeira impressão parecer ser simplesmente encarado como um turismo ecológico, mas que p'rá o explicar teria de fazer uma descrição individual de cada um e depois tentar encaixa-los para obter uma melhor, mas não exacta, explicação. Por isso, não vou aprofundar mais porque levaria dias para o fazer (Tenho consciência do que falo...).

Outros que facturam com a (falta de) ecologia, são as empresas de electricidade, que a cada lâmpada esquecida acesa e a cada tomada não desligada, é mais um tostãozinho adquirido apelando para a consciência ecológica e para as consequência do aquecimento global, mas isso é outro assunto, que talvez um dia volte aqui para "esmiuçar"...

(Esmiuçando tudo isso, o que estou a tentar dizer é que se alguém nos corrigir em algo que tenhamos feito considerado prejudicial ao ambiente, nós podemos contestar e até aí não achar que tenhamos algum compromisso ecológico, mas para comprar a ecologia - algum produto descrito como ecológico - apelamos para para a consciência ecológica e sentimos que cumprimos o nosso dever para com o ambiente.)

A realidade, ao que parece, é que não é fácil criar/assumir uma mente saudavelmente ecológica, mas quando se trata de comprar ecologia, fica bem mais fácil. Assim dá para passar a ideia de que toda gente tem uma consciência ecológica, variando no ponto de vista.


// Eu até já me sinto mais verde, porque o caderno onde faço meus rabiscos é feito de papel reciclado...!// :\

T!ka

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!