Pages

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Do Conservantismo Ao Machismo

Em varias discussões nas quais determinei minha posição em relação a certos assuntos, fui, por íncrivel que pareça, chamada de machista, e isto soou mesmo estranho, porque sempre defendi minha posição como conservadora, de certa forma, não percebi o que uma coisa tinha haver com outra, mas deu p'rá notar que havia uma dificuldade em destingui-los.
Não sei porquê, mas tenho me deparado muito com o facto de haver uma certa confusão entre o que é conservantismo/conservadorismo e o que é machismo. Uma boa parte das pessoas ainda tem dificuldade em distiguir um do outro, chegando mesmo a aceitar que talvez sejam a mesma coisa. Mas não são. Machismo e conservantismo são coisas totalmente distintas.


A maior confusão entre estes dois surge, por exemplo, quando se fala do facto de não parecer bem que uma mulher traia o seu marido, mas que no caso de um homem trair a sua mulher é bem mais aceitável. Ambos, machismo e conservantismo concordam com isso, e é nesta concordância que se confunde um e outro, porque apesar da concordância estes têm razões diferentes. O conservantismo pode não aceitar o facto de uma mulher trair o marido, por exemplo, porque é baseado no tradicionalismo e valores sociais, em outras palavras, o conservantismo não vai de acordo a mudanças feitas numa sociedade, em seus hábitos, valores, crenças, tradições, usos e costumes. Ao passo que o machismo não o aceita - usando o mesmo exemplo-,não porque não vai de acordo aos valores da sociedade, mas por mero ego masculino, por achar que o homem está acima da mulher, já que se trata de um pressuposto de uma masculinidade excessiva, que se põe acima da feminidade, e pode aceitavelmente ser comparado à sexismo e chauvisnismo masculino, e muitas das vezes, ser associado a homofobia também.
Agora depois de uma muito breve explicação de ambos, já dá p'rá aceitar melhor que do conservantismo ao machismo ainda se andam boas milhas.
 
 
//Podia ter sido um bom tema p'rá argumentar sobre, se eu não tivesse pensado em edita-lo e deixado que se transforma-se neste lixo// :\
 
T!ka

1 comentário:

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!