Pages

domingo, 6 de junho de 2010

Retratos De Uma Triste Luanda

Aproveitando umas breves férias, e minhas andanças repletas de estradas esburacadas, pacaças (Ex.: os transeuntes da Av. Deolinda Rodrigues) e engarrafamentos, resolvi resumir os tristes "pontos que tiram pontos" a capital Angolana, o que não foi uma tarefa nada difícil, já que a maior referência, vou dizer, o maior ponto "considerado" positivo, é a vida nocturna. Sem dizer que por sistema de eliminação, é ainda mais fácil, já que só teria que eliminar 3 pontos, a tal vida nocturna, as praias e a simpatia do povo (Particularidade do povo angolano, que é de certa forma acolhedor), fora isso sobra quase nada que possa ser considerado um ponto positivo de Luanda.

Passo então a listar os tristes retratos da cidade, por ordem de pensamento, conforme me foram surgindo as ideias segundo meu inconformismo (Eheh):
- Povo simpático sem dúvidas, mas com alguma dificuldade em viver em comunidade, "demasiado preocupado com o passeio de sua casa, para pensar em alisar/varrer também o passeio do vizinho" (Se é que deu para perceber a ideia).
- Poeira em quantidade indescritível cuja origem, tal como a da areia vermelha, é (quase) inquestionável.
- Engarrafamento, cuja origem já foi atribuída a diferentes razões, desde a má condição das estradas, a falta de educação no trânsito, a pressa (doença crónica da maioria dos Luandenses), aos candongueiros e a outras tantas razões, que apesar do que já sem tem feito para melhorar, ainda não se vêm grandes resultados.
- A tal questão do saneamento básico, que já nem sei a quem deitar as culpas.
- Lixo, imagem que já há muito faz parte do cartão postal de Luanda.
- Falta de criatividade por parte dos comerciantes, que ao invés de inovarem, adquirem o negócio da moda, criando bastante oferta de um mesmo produto.
- Casas nocturnas para todos os gostos e bolsos, livrarias e bibliotecas para ... (???)
- Entretenimento que se resume ao Belas Shopping e a quase sitio nenhum, os outros cinemas simplesmente deixaram de o ser, e fugir da monotonia a qual o entretenimento se resume é quase impensável.
- As dificuldades de uso de serviços como Multi Caixa e outros, e a falta de outros tantos serviços e comodidades que facilitariam em muito a vida do Luandense, porque até água e luz aqui são luxos.
- O facto de ter sido considerada a capital mais cara de África sem sequer ter condições para o justificar, excepto o facto de ter uma economia totalmente instável. (Preços que fazem morrer!!!)

...E apesar de tanta critica, e tantos pontos negativos, há a parte doce, é que apesar de Luanda não ser nenhuma colmeia, concentra bastante mel!!


//Já me mandaram ir ganhar juízo, mas eu não ouço!!!// :\

T!ka

2 comentários:

  1. Gostei das coisas ditas
    em "Retratos de uma triste Luanda"
    coisas realistas k so acontece em Luanda
    mas vamos fazer cumu se é a nossa terra!!
    so Jesus...
    M.P

    ResponderEliminar

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!