Pages

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chupar, Lamber... Tomar, Comer

Para os caçadores de sinónimos, biologos, médicos e o resto sei que sentiram no título a falta do morder, sorrir, falar, trincar e as restantes funções da boca e seus componentes... mas o texto não é sobre isso.
Para as mentes poluídas, façam o favor de devolver estes olhos às respectivas órbitas porque isso até me deixa constragida, é óbvio que também não tem nada haver com "isso".

Há anos que as pessoas se têm complicado com a dúvida: "Come-se ou Chupa-se o gelado?"
Segundo a minha experiência como degustadora do doce em questão e no meu humilde conhecimento da Língua Portuguesa, eu diria que "Lambe-se o gelado!" (o que pode ser só o meu caso, claro) e/ou até "Trinca-se o gelado". Aos apologistas de que o certo é chupar o gelado, peço atenção, favor reavaliarem o conceito do verbo Chupar, já que este é também aplicado à pallhinhas, ranho, etc. e talvez não se aplique no caso do gelado. Quanto à comer, é possivel que alguns o façam, mas por serem uma minoria, acho melhor descartar log está opção.

Outra grande dúvida, gira em torno da sopa, do leite e do chá. O que é que se come, bebe ou toma? 
Eu sinceramente tanto tomo como como a sopa. Tanto tomo como bebo chá e/ou leite (mas como já disse acima, pode ser que seja só o meu caso), portanto não tenho achado o problema com o uso de ambos os termos, já que bem ou mal, estamos mesmo a practicar a acção.

Verdade é que é só perca de tempo andarmos p'ra aí a atentar p'ra isso, quando a boca que é a real participante da acção nunca se pronunciou a discutir a sua real actividade.

E digo mais, se um cidadão de expressão inglesa vier me dizer que os morangos chupam-se, eu vou automaticamente aceitar, porque pode ser que enquanto nós comemos morangos eles podem perfeitamente Suck (on a) straw|berry.




//Se era p'ra dar nisso, mais valia não ter escrito nada// :\

T!ka

3 comentários:

  1. serviu pra m dar mais confusao na cabeca ( desligou ja td ai) e to xeia de fome!!!

    ResponderEliminar
  2. Eheheh... A confusao so' depende do ponto de vista!!! Eheheh (Ooh Lua, sopa nao e' propriamente um prato apelativo, mas desculpa por isso te ter feito lembrar da tua fome!!)

    ResponderEliminar

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!