Pages

quarta-feira, 31 de Março de 2010

Páscoa - Como o Coelho e os Ovos de Chocolate se associaram a Morte e Ressureição de Cristo?



Aproveitando a época, e já que a Páscoa se aproxima, decidi escrever algo que de certa forma faz-me confusão , desde que comecei a perceber o verdadeiro sentido da Páscoa: A associação do coelho e dos ovos de chocolate à essa comemoração Judáica-Cristã.

Antes de tudo, vou começar por dar um breve background do que é a Páscoa. Nos tempos mais remotos, segundo o Velho Testamento, a Páscoa era a comemoração do fim da colheita, ou seja, o povo de Deus comemorava o sucesso da colheita que havia feito. Após a libertação e fuga do Egipto, a Páscoa passou a ter outro significado, significando então a Saída do Povo de Deus do Egipto. Essa é a Páscoa que o povo Judeu comemora até hoje, chamada Pêssach e que Jesus também comemorou. Depois de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento, a Páscoa passou a ser a comemoração da Morte e Ressureição de Jesus Cristo.

Fazendo (agora) uma ideia do significado da Páscoa, me pergunto, aonde é que o coelho e o chocolate, ou melhor ovos de chocolate, entram no meio disso?!!
Segundo algumas explicações, a Páscoa como comemoração da morte e ressureição de Cristo, significa Vida - Continuação/Continuidade da Vida, e existe animal melhor do que o coelho para representar a continuidade da vida?? (Já que este é conhecido pela grande capacidade de procriação). Aí também entra a explicação para o ovo, significando este também Vida. Mas, e quanto ao chocolate?? Particularmente ainda não encontrei explicação aparente...

Apesar de conhecidas tais explicações, na minha opnião, a Páscoa do coelho e dos ovos de chocolate comemorada actualmente, não é senão a comercialização de uma data de comemoração Judáica - Cristã, assim como tem acontecido com o Natal, associando um consumismo moderno a uma festa de significado nobre, aonde o Ovo de Chocolate tornou-se mais importante e simbólico que o discernimento do Corpo de Cristo.


T!ka

2 comentários:

  1. Muito bom.. mas eu já sabia disso tudo aih

    :P

    ResponderEliminar
  2. Talvez não tenhas percebido bem a ideia, isso foi uma critica ao coelho e aos ovos de chocolate que transformaram a Páscoa numa festa comercial

    ResponderEliminar

Saudoso DESligado,

Esteja à vontade para meter a colher, permita-se DESligar sua opinião sobre o post. O blog agradece o seu comentário!!