Pages

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

11 de Novembro... Viva!!



      Somos independentes
      Um país livre e valente
      Viva o 11 de Novembro
      Independência, até ao dia presente!

Era bom!
Ganhamos independência, desfizemo-nos do colono, esquecemo-nos de libertar nossas mentes também, essas que permaneceram fiéis e debaixo da ignorância, permitindo-nos destruir logo a seguir postes de luz, placas de identificação de ruas, sinais de trânsito e o resto do patrimônio público, acreditando que destruiriamos com isso a lembrança do colonialismo, esquecemo-nos que este seria então agora nosso patrimônio, quebrando aqui e ali, mas conscientes ou não que nunca fariamos igual ou melhor, esquecemo-nos de usurfruir... E no meio de tudo, viva o povo, que deitou abaixo o que podia , e pouco há que se aproveite. (1975-1989)

Somos uns país independente e ainda assim dependente de empresas distribuidoras de electricidade e água que nos dão o que "achamos" que temos direito, quando bem lhes apetece. Somos independentes, dependendo de uma cunha para um bom ou mesmo um emprego regular. Somos independentes, dependendo de um sistema de saúde pública mísero, que deste só se livra e é independente quem pode pagar, pagando caro para morrer numa clínica privada. Somos independentes, dependendo de uma economia, que todos os dias nos faz pensar no dia de amanhã. Somos independentes, dependendo de um sistema de educação, que dizem este ser já melhorado. Somos (in)dependentes ... E independentemente disso, recuso-me a continuar, não quero chegar na democracia, na liberdade de expressão, na síndrome de Willie Lynch e  no resto da nossa independência.  

Somos independentes, claro que somos, só não descobrimos ainda em quê! Deixa lá que em 61 foi pior, no entanto, Viva o 11 de Novembro.


//Verdade mesmo, apoderaram-se das minhas teclas, a sério, isto não foi escrito por mim//:\

T!ka

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Netsurfers - Geração Intantáneamente Culta

Hoje acordei burra, portanto resolvi escrever sobre "gente" inteligente. Não, não esperem ler sobre Einstein, Da Vinci, muito menos sobre Newton. Vou escrever sobre gente que superou as ciências e a alquimia, entra em qualquer assunto e fala com maestria, que possui instrumentos mais eficazes que varinhas de condão. Não são bruxos, nem génios, tornam-se cultos e informados instantáneamente.
Hoje vou escrever sobre uma geração cheia de "conhecimento", a geração de Netsurfers.

Sem me vangloriar, feliz e ao mesmo tempo infelizmente, faço parte desta geração, a geração que tudo sabe, tudo conhece, porque tudo procura, pesquisa e encontra, enfim, tudo Googla.
Não somos uma geração apaixonada por leitura, portanto dispensamos mestres mudos, tudo sabemos porque temos sempre a mão instrumentos que nos tornam cultos imediatamente (Refiro-me à Netbooks, Laptops, Handsets, Tablets, etc*), quando ligados a Internet, claro.

Graças a ferramentas como o Google, Wikipédia, Yahoo!Search e outros sites de pesquisa, temos conhecimento sobre muita coisa (excepto os casos em que sabemos muito à proposito de algo por uma semana, devido a horas de pesquisa intensa, e passado um mês não nos lembramos mais da conversa).

Nós os Netsurfers, apesar de sabermos quase tudo, não somos necessáriamente geeks, somos uma geração sociável - conhecemos e fazemos parte de várias redes sociais. Somos uma geração interactiva - temos webcam e compramos online. Somos uma geração com cultura - fazemos downloads, temos Youtube, Metacafe e tal. Somos uma geração poliglota - temos dicionários eficazes. Sabemos quem são os d'hoje e quem foram os d'ontem - dispensamos a História e a Antropologia. Conhecemos todos os lugares e sabemos lá chegar - temos Google Maps e todas as direcções.

Dizem-nos sem essência**? Mas quem precisa de essência quando se tem tecnologia?!
Com todo o prazer, apresentamo-nos, não somos seres cybernéticos, somos gente, somos os Netsurfers.  


(*) P'ra quem ainda não tinha percebido, felizmente o DESliguei!!! também é p'rós lerdos!!
(**) L, um recadinho do DESliguei!!! com carinho.

//Vão me desculpar, mas hoje estou mesmo desligada, perdi-me a meio do percurso, a ideia era criticar, acho eu!!// :\

T!ka